Colabore com o Eufemea

Da cozinha de casa, empresária concilia o sonho de vender bolos personalizados com a maternidade: “hoje tenho um propósito”

Hoje, 27 de junho, comemoramos o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, uma data importante para celebrar o empreendedorismo. De acordo com dados do Ministério da Fazenda, no Nordeste, 45,1% dos Microempreendedores Individuais são mulheres. Pensando nisso, o Eufêmea traz a história de uma empresária, que superou os desafios e decidiu seguir seu sonho no mundo dos negócios.

Ao portal, a cake designer Marília Xavier (@maricakes23), conta sobre toda trajetória até conseguir abrir sua própria empresa de bolos personalizados. Hoje, ela concilia a maternidade com o sonho de levar felicidade para as comemorações dos clientes.

“Não achei que fazer bolos seria minha profissão”
Foto: Cortesia ao Eufêmea

Marília conta que sua trajetória iniciou em 2016, quando fez o primeiro curso profissionalizante de bolos artísticos e começou a produzir encomendas para familiares e amigos. “Sempre gostei muito de cozinhar, principalmente fazer sobremesas”.

“Na época, eu conciliava esse hobby com meu trabalho de CLT. Não achei que fazer bolos seria minha profissão”, disse.

Em 2017, nasceu o primeiro filho de Marília e ela não conseguia mais conciliar a maternidade, o trabalho de CLT e os bolos. “Então resolvi dar uma pausa nos bolos”. Dois anos depois, a empreendedora foi desligada do emprego fixo e resolveu voltar para o negócio. “Foi quando fiz as capacitações na área, várias oficinas e cursos”.

Novamente, em 2020, Marília decidiu parar com o negócio após o nascimento do segundo filho. “Optei parar com os bolos para me dedicar aos meus filhos. A maternidade é algo que exige muito e eu entendi que era algo que eu precisava fazer”.

Marília decidiu se formalizar como MEI e seguir o sonho

No ano seguinte, a Cake Designer voltou a fazer bolos novamente. “Dessa vez com muito entusiasmo e acreditando que os bolos seriam realmente minha profissão, acreditando que tudo iria dar certo dessa vez. E deu!”

Depois de concretizar seu sonho, Marília se formalizou como Microempreendedor individual (MEI) e começou a ter sua cartela de clientes.

“Me inscrevi no Sebrae Delas onde passei a ter acesso a muitos cursos sobre empreendedorismo feminino, onde me enxerguei realmente como empresa e descobri o meu propósito”, relata.

Conciliando o sonho com a maternidade

Ela afirma que a ideia de criar sua própria empresa surgiu em 2021. “Fazer bolos era minha paixão. Eu não podia trabalhar com outra coisa a não ser com isso”.

A profissão permitiu conciliar o desejo com a maternidade. “Foi melhor ainda porque, apesar de muitos desafios que estão por vir, eu poderia trabalhar perto dos meus filhos, sendo mãe integralmente, sem perder nenhuma fase do desenvolvimento deles”, completa.

Marília afirma que, no entanto, sabia que empreender não seria um “mar de rosas”. “Dar conta de ser 100% mãe e fazer as encomendas. Eu não possuo loja física, o meu trabalho acontece na cozinha da minha casa”.

Empreendedorismo vem desde a infância

Apesar da confeitaria ser o seu sonho, não foi a primeira vez que a profissional teve seu próprio negócio. “O espírito empreendedor esteve sempre dentro de mim. Desde criança eu queria me esforçar pra ter o meu próprio dinheiro, e se tivesse oportunidade, eu sempre agarrava ou as criava”.

“Já vendi DVD em porta de padaria, ensinei reforço para os vizinhos, vendi revistas de cosméticos, tive loja de moda feminina e vendi roupas infantis online”, explica.

Rede de apoio e objetivos

Atualmente, apesar de trabalhar sozinha em seu negócio, Marília conta com uma rede de apoio. “Nos momentos mais críticos eu sempre posso contar com familiares e amigos. Hoje em dia meu irmão também me ajuda na divulgação do Instagram”.

Com relação aos objetivos de quando abriu a empresa, no início, o foco era ter uma renda para ajudar o esposo nas despesas de casa. “Hoje em dia, tenho um objetivo muito maior, o propósito de levar felicidade para todas as comemorações”.

Ela afirma que o empreendimento mudou sua vida em todos os sentidos. “Principalmente em me ver como empresária. Eu me sinto muito realizada e grata como tudo vem acontecendo, eu sei que o caminho é longo, mas eu tenho consciência e fé em Deus que está indo tudo como tem que ser”.

“Hoje eu tenho um propósito e me sinto útil. É indescritível o meu sentimento quando vejo meus clientes degustando meu bolo e os feedbacks que recebo. O melhor de tudo é que eu posso fazer, ser tudo isso que sou e que busco ser, na presença dos amores da minha vida que são meus filhos”, finaliza.

Maria Luiza Lúcio

Maria Luiza Lúcio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.