Colabore com o Eufemea

Libertando-se da dependência emocional: um caminho de volta para você

Foto: Reprodução/Internet

Desde ontem tenho pensado em como a dependência emocional pode ser comparada com a dependência química. Por coincidência ou não, encontrei um texto que me chamou atenção – Dependência emocional: quando é nocivo amar demais. O texto falava exatamente sobre o que eu vinha analisando esses dias.

“Se apaixonar é ficar entorpecido de amor, os poetas falam disso. É uma delícia sentir aquele frio na barriga e as borboletas no estômago. Você recebe uma bomba de hormônios e neurotransmissores associados ao prazer no corpo, como a ocitocina e a adrenalina, por exemplo. Isso também acontece com o dependente químico quando faz uso do entorpecente. O dependente emocional é dependente dessa sensação”, explica a psicóloga e psicoterapeuta Cátia Rodrigues.

E por qual motivo trouxe esse assunto? Não estou vivendo uma relação de dependência, mas conheço e tenho acompanhado várias mulheres/amigas que estão. E mesmo elas sendo tão diferentes (algumas nem se conhecem), elas estão vivendo a MESMA coisa.

Eu sei que você está passando por um momento difícil. Afinal, não é fácil enxergar que a pessoa que você estava não é bem a pessoa que você imaginava ser. E sim, é muito difícil reconhecer isso. É muito mais fácil segurar a mentira, fingir que não está entendendo o que está acontecendo e continuar sustentando uma relação. Mas sustentar com qual finalidade?

Finalizar ciclos não é fácil. É doloroso, requer paciência e muitas horas de terapia (por favor, mulheres, façam terapia), mas é necessário. Finalizar um ciclo é oferecer para a vida a oportunidade que ela te apresente novas pessoas, momentos, coisas. E o mais importante: que ela apresente a sua versão que estava deixada de lado, que estava esquecida e que estava se maltratando. Ela vai te oferecer a oportunidade de você se reconectar consigo.

Quero que você saiba que há esperança e força aí dentro para se libertar desse ciclo e reconstruir sua vida com amor próprio.

É importante reconhecer que você merece um relacionamento saudável e respeitoso, onde seu bem-estar e felicidade sejam prioridades. Você é uma mulher incrível, cheia de potencial, e merece ser tratada com amor, carinho e gentileza. Seu coração merece florescer em um ambiente de segurança e cuidado.

A dependência emocional pode nos fazer acreditar que somos incapazes de viver sem a pessoa que nos machuca, mas quero te lembrar de que você é forte e capaz de superar qualquer obstáculo que se apresente. É um processo gradual, mas vale a pena cada passo em direção à sua liberdade e felicidade.

Querida, saiba que você não está sozinha e que há uma luz brilhante no fim desse túnel. Acredite em si mesma e no seu poder de se libertar. Libertar-se da dependência emocional faz você caminhar de volta para o seu lar que é você.

Estou no Instagram: @raissa.franca

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.