Colabore com o Eufemea

Como você lida com o dinheiro?

É muito importante compreendermos que o dinheiro tem uma grande influência sobre nossa vida, sobre a qualidade dela especialmente, mas isso está menos relacionado ao “quanto se ganha” e muito mais ligado a “como você aprendeu com suas experiências a lidar com ele”.

Existe um imaginário comum de que nossa vulnerabilidade financeira desapareceria se conseguíssemos atingir determinado ganho, esse cálculo vai variar da sua base atual, mas se eu te disser que não importa o quanto você ganhe hoje, que sua vulnerabilidade, se ela existe, não irá embora, apenas mudará de forma, se transformará no medo de perder.

Morgan Housel (2021) afirma que, suas experiências pessoais com dinheiro respondem por mais ou menos 0,00000001% do que acontece no mundo, mas por cerca de 80% da forma como você acha que o mundo funciona.

Isso significa que as crenças que constrói ligada ao dinheiro não são necessariamente verdades, mesmo fazendo muito sentido pra você, elas têm mais a ver com as experiências familiares ao seu ambiente de desenvolvimento. Ou seja, pessoas de vivências diferentes irão ver essa relação de formas muito distintas, cada qual desenvolve comportamentos muito diferentes ligados a finanças.

A questão principal está no comportamento financeiro, “a forma como lida com o dinheiro”, pois nossos comportamentos são regidos pelas nossas emoções, crenças e foco atencional.

Então, por maior ou menor que seja seu conhecimento matemático, financeiro ou de investimentos, saiba que o elemento diferencial para construção de uma realidade financeira saudável está mais ligada a como suas emoções regem seu comportamento financeiro.

A sensação de paz e felicidade tem mais a ver com a administração saudável do dinheiro e da sua vida, do que na quantidade de dinheiro que se tem. Diferenciar quantidade de qualidade é importante para construir a segurança financeira que todos nós precisamos, adequada à realidade atual que vivemos e aos objetivos que buscamos atingir.

Você já tinha pensado sobre isso? Como vem lidando com seu dinheiro? Você tem dormido em paz?

Lembre-se de que sua condição atual e futura está mais ligada ao seu comportamento com base nas crenças e emoções do que propriamente do quanto você ganha e investe hoje. Sendo assim, cuidar do seu psicológico é fundamental para sua saúde, inclusive financeira. Busque ajuda profissional.

Estou no Instagram: @vinculos.psi
Natasha Taques

Natasha Taques

Psicóloga clínica (CRP-15/6536), formada em Terapia do Esquema pelo Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (INSERE), Formação em Terapia do Esquema para casal pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC).