Colabore com o Eufemea

Como produtora rural alagoana empreendeu e criou serviço de entrega de produtos orgânicos e agroecológicos

O nome “Dra. Orgânicos” não foi escolhido por acaso. Sarah é, de fato, doutora em biologia vegetal e, durante a pandemia de COVID-19, decidiu inovar no município de Belém, em Alagoas, ao lançar um serviço de entrega de produtos 100% orgânicos.

Ao Eufêmea, a produtora rural e CEO do Dra.Orgânicos compartilha a história por trás de seu empreendimento, que hoje faz sucesso entre os alagoanos, sejam da capital ou do interior, que escolhem receber em suas casas produtos saudáveis, frescos e seguros.

“Nunca me vi como empreendedora”
Foto: Cortesia

Ao retornar de seu doutorado em Londres, Sarah percebeu que as oportunidades de pesquisa na área acadêmica no Brasil foram significativamente reduzidas com o início da pandemia de COVID-19.

Aproveitando o fato de ter vivido em um sítio desde a infância e de estar familiarizada com a rotina rural, a alagoana decidiu direcionar sua paixão pela botânica para algo além da pesquisa acadêmica. “Isso surgiu por necessidade. Nunca imaginei que acabaria empreendendo, nunca me vi como uma empreendedora,” afirma Sarah.

Desde o princípio, Sarah planejou desenvolver a horta online não apenas para atender a capital Maceió, mas, sobretudo, as cidades do interior. Com essa meta em mente, a primeira entrega ocorreu em fevereiro de 2021 na cidade de Palmeira dos Índios, e a partir daí o projeto foi se expandindo e tomando forma.

“Eu já sabia que havia delivery de produtos orgânicos em Maceió, então oferecer esse serviço no interior seria um diferencial. Comecei fazendo entregas em Palmeira dos Índios e depois em Arapiraca. Procurei também montar banquinha em feiras para que a horta ficasse conhecida,” afirma ela.

A alagoana esclarece que antes do serviço de entrega, a horta já existia, mas era usada apenas para consumo familiar. “Minha mãe já tinha uma horta em casa para abastecer a família, e ao ajudar no cultivo, acredito que percebi que era isso que realmente desejava,” diz Sarah.

Com o sucesso das vendas, a equipe expandiu, no entanto, a empreendedora relata que, no início, desempenhava diversas funções que iam desde o cultivo até o gerenciamento operacional.

“Eu sempre tive alguém para me ajudar na horta, mas eu acabava participando de todas as tarefas. Eu plantava, colhia, montava as cestas, entregava e ainda fazia os atendimentos via WhatsApp e Instagram”, relembra a alagoana.

O manejo é inteiramente agroecológico, visando assegurar a qualidade e segurança dos alimentos. Para Sarah, é dessa maneira que ela proporciona vida para as pessoas.

“A comida traz vida. A saúde do nosso corpo começa muito antes da alimentação, ela se inicia na produção e na forma como produzimos. Por isso, nunca considerei vender algo que não seja orgânico, algo que nem eu escolheria para meu próprio consumo.”

Sobre o delivery

O Dra.Orgânicos oferece um catálogo bastante diversificado. Além dos produtos cultivados em sua própria horta, existem parcerias com outros produtores, como os fornecedores de frutas, para garantir essa ampla variedade de opções.

O serviço de entrega comercializa uma ampla variedade de hortaliças, bem como produtos caseiros à base de vegetais, como temperos, antepastos e até hambúrgueres, além de produtos derivados do leite, como queijo, manteiga e iogurte, uma vez que o pai da empreendedora é produtor de leite de vaca.

É possível encontrar ainda bolos, geleias e doces, todos feitos de forma artesanal em parceria com a mãe de Sarah. No entanto, a variedade de opções não para por aí. O catálogo online está dividido em oito categorias: orgânicos e agroecológicos, produtos caseiros e artesanais, cogumelos e tofu, laticínios, alimentos prontos veganos, mercearia, cosmética e medicina natural, incensos naturais e artesanais, e jardinagem.

Atualmente, as entregas ocorrem a cada 15 dias nas cidades de Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e Maceió. No entanto, a ideia é expandir a equipe e a área de cultivo para que o serviço de entrega funcione de forma mais ágil, ou seja, para que os produtos sejam entregues no mesmo dia em que o cliente faz o pedido.

Cecília Calado

Cecília Calado

Pernambucana vivendo em terras alagoanas, Cecília Calado é estudante de Jornalismo com experiência em mídias sociais e produção de rádio e TV. Considera o Jornalismo uma ferramenta de transformação social.