O ano para os povos ciganos da cidade de Carneiros começou com a perspectiva de transformação de vida através das políticas públicas promovidas pelo Governo de Alagoas. O programa Vida Nova na Sua Casa disponibilizará 62 unidades habitacionais aos povos da etnia Calon, residentes do município na região do Médio Sertão de Alagoas. A entrega de 18 unidades está programada para este mês.
Além de realizar a construção das residências, o programa, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seminfra), proporcionará benefícios aos moradores da região, incluindo reparos na infraestrutura dos imóveis.
Uma das beneficiadas é Cláudia Alencar, que pertence à etnia Calon. Durante seus 30 anos de vida, ela vive em comunidade com seus familiares, que já somam mais de 200.
Cláudia compartilha que, desde seu nascimento, reside no mesmo barraco construído com pedaços de madeira e outros materiais utilizados para tapar as frestas. Essa realidade sempre a incomodou, mas o desconforto aumentou com a chegada de seu primeiro filho. “A preocupação aumenta quando chove ou venta, principalmente com ele, que tem apenas um 1 ano e 9 meses”, desabafa ao Eufêmea.
Para sobreviver durante o mês, ela conta com o auxílio do Bolsa Família e a distribuição de cestas básicas pela prefeitura. Como forma de obter mais recursos, seu marido também costuma trocar objetos por itens necessários para a família. Nessa realidade, o sonho de ter uma casa construída com tijolos parecia muito distante, até que ela foi beneficiada pelo programa.
A família de Cláudia será uma das beneficiadas com as casas a serem entregues ainda este mês. “Nosso sonho era ter uma casinha, e agora vamos conseguir”, declara, entre sorrisos.
População Cigana em Alagoas
De acordo com a Secretaria do Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), existem cerca de 500 famílias de povos tradicionais em Alagoas, com uma média de 5 a 10 pessoas em cada família. As comunidades estão localizadas nas cidades de Penedo e Carneiros.
Além do programa Vida Nova na Sua Casa, a Semudh afirma que tem atuado constantemente em favor dos povos tradicionais, realizando escutas acerca das demandas, bem como atuando como articuladora com as secretarias para garantir o atendimento a essa parcela da população.