Colabore com o Eufemea
Carnaval com conforto e sem assédio

Carnaval com conforto e sem assédio

O carnaval é uma festa alegre e vibrante, onde pessoas de todas as idades e origens se reúnem para celebrar. No entanto, para as mulheres, pode haver preocupações adicionais relacionadas à segurança, especialmente quando se trata de evitar assédio e situações perigosas. Este guia pretende oferecer algumas dicas práticas para que as mulheres possam desfrutar do carnaval com conforto e sem assédio, em paz e sem maiores preocupações.

Veja aqui algumas dicas práticas para desfrutar do seu carnaval com conforto e sem assédio:

  1. Escolha da roupa: opte por roupas confortáveis, frescas e que lhe permitam movimentar-se livremente.
  2. Acompanhamento: se possível, ande em bando, vá acompanhada de amigos ou familiares. O apoio mútuo, certamente, aumenta a segurança e diminui as chances de ser alvo de furtos e assédio.
  3. Consciência do ambiente: mantenha-se atenta ao seu redor e evite áreas pouco iluminadas ou isoladas. Portanto, se notar algo suspeito, afaste-se imediatamente e não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda.
  4. Evite o consumo excessivo de álcool: embora seja comum associar o carnaval a festas e bebidas, o consumo excessivo de álcool pode diminuir a sua capacidade de discernimento e colocá-la em situações de risco.
  5. Confie nos seus instintos: se algo te deixar desconfortável, se sentir que algo não está certo, confie nos seus instintos e afaste-se da situação o mais rápido possível e, mais uma vez, não tenha medo de pedir ajuda.
  6. Mantenha contato: informe alguém de confiança sobre seus planos, uma saidinha, um pitstop em outros lugares para explorar sozinha, mantenha contato regular durante o evento. Certamente, isso pode ser útil em caso de emergência.
  7. Não aceite bebidas de estranhos: regra antiga e que te livrou de várias roubadas até hoje. Evite aceitar bebidas de pessoas desconhecidas, pois estas podem estar adulteradas com substâncias que podem deixá-la sem discernimento e em perigo físico.
  8. Use transporte seguro: opte por meios de transporte seguros, se for usar carro por aplicativo, compartilhe a localização com amigos e evite caminhar sozinha durante a noite, especialmente em áreas desconhecidas.
  9. Saiba onde está o posto médico e policial mais próximo: tenha conhecimento da localização dos postos médicos e dos serviços de emergência disponíveis na área em que estiver, você e seus amigos podem precisar.
  10. Denuncie: se você for vítima de assédio ou qualquer outra forma de violência, não hesite em denunciar às autoridades locais. O silêncio apenas perpetua o problema e fortalece agressores.

Dica extra: hidrate-se! O calor está de matar! E se você vai curtir as festas do Nordeste, nem se fala. Hidrate-se e, se preciso, leve lanchinhos saudáveis com você. Comer na rua pode aumentar a sua desidratação caso contraia alguma infecção alimentar.

O carnaval é uma festa para ser desfrutada por todos, independentemente do gênero. No entanto, é importante que as mulheres estejam cientes dos potenciais riscos e tomem medidas para proteger sua segurança e garantir um carnaval com conforto e sem assédio. Portanto, ao seguir as dicas mencionadas neste guia, as mulheres podem aproveitar o carnaval em paz e sem assédio, garantindo que esta celebração continue sendo uma experiência positiva e memorável para todos. #PartiuFesta

Meline Lopes

Meline Lopes

Jornalista, advogada, especialista em comunicação e em marketing digital. Atuou como repórter de televisão durante 9 anos em diversas emissoras do Brasil. É repórter do Eufêmea.