Colabore com o Eufemea

“Enquanto houver vida, há possibilidades”: psicóloga precisa de ajuda para custear tratamento contra o câncer

Filha da dona Marluce, mãe de um rapaz de 23 anos, ouvidora universitária e psicóloga com experiência em psiconcologia infantojuvenil, Alexsandra Amaral, de 45 anos, também é uma mulher apaixonada pelo mar. Há 11 anos, Alexsandra enfrenta uma batalha contra o câncer e agora precisa de ajuda para um tratamento que custa R$ 136 mil.

Ao Eufêmea, ela contou que descobriu o câncer de mama aos 34 anos. “Infelizmente não mais em estágio inicial. Na época, em 2013, eu fiz todo o tratamento que estava disponível, mas em 2020, a doença voltou,” relatou Alexsandra.

Hoje, a psicóloga está em tratamento paliativo. “Eu não sou mais elegível a cirurgia. Tenho dois tumores não operáveis e tomo medicamentos”, disse.

No entanto, existe uma técnica nova no Brasil que pode ser benéfica para ela, já que essa técnica pode destruir os tumores no local. “É um procedimento chamado eletroporação irreversível, que pode auxiliar no aumento da sobrevida”, explica.

Apesar da batalha que Alexsandra enfrenta, ela diz que exerce sua rotina normalmente. “Os medicamentos paliativos trazem alguns desconfortos, mas não me incapacitam. Eu exerço minhas funções laborais, vou aos médicos para fazer o monitoramento da medicação. Hoje lido com um pouco de dor na região, mas estou lutando para ter esse tratamento”, comenta.

Vida preciosa

Os sonhos dela não morreram. Eles estão vivos. Ao Eufêmea, Alexsandra disse que seu sonho é voltar para a psicologia infantojuvenil, pela qual é apaixonada.

“Uma frase que me ajudou durante todo esse processo que vivo há 11 anos: ‘Eu não vou morrer enquanto eu estiver viva.’ Enquanto houver vida, há possibilidades. A sua vida é preciosa.”

Você pode ajudá-la. Faça sua doação em qualquer valor para o pix:

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.