Colabore com o Eufemea

De 25 vereadores, apenas quatro são mulheres em Maceió; conheça quem são

Você sabe quantas mulheres foram eleitas vereadoras em Maceió?

Atualmente, apenas quatro mulheres ocupam uma das 25 cadeiras na Câmara Municipal de Maceió. São elas: Teca Nelma (PT), Gaby Ronalsa (PV), Silvânia Barbosa (MDB) e Olívia Tenório (Progressistas). Na história de Maceió, apenas 21 mulheres foram eleitas vereadoras.

Nas eleições de 2020, as vereadoras representam apenas 16% dos parlamentares eleitos. Segundo o TSE Mulheres, Maceió contou com 598 candidatos nas últimas eleições, sendo que apenas 195 eram mulheres, correspondendo a 32,6%. Em 2016, foram 233 candidatos, dos quais apenas 79 eram mulheres.

Maceió é também a 2ª capital do Nordeste com menor proporção de vereadoras eleitas, ficando atrás apenas de João Pessoa, na Paraíba, onde a representação parlamentar feminina é de apenas 3,7%.

O cenário no restante do estado alagoano também apresenta um quadro de baixa representação feminina. Em Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral do estado, apenas uma mulher foi eleita vereadora, Aurélia Fernandes (PSDB). Em Rio Largo, apenas uma mulher foi eleita vereadora. Em municípios como Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos, duas mulheres foram eleitas.

Quem são as atuais vereadoras de Maceió?

Teca Nelma

Teca Nelma foi eleita a vereadora mais jovem de Alagoas aos 21 anos. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade de Brasília (UnB), ela desenvolve um mandato participativo e democrático, defendendo os direitos das mulheres, juventude, população negra e LGBTQIAP+.

Silvânia Barbosa

Silvânia Barbosa, graduada em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), é integrante das comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, Ética Parlamentar e Defesa dos Direitos da Mulher. Luta pela comunidade LGBTQIAP+, combate à violência contra a mulher, e defesa dos estudantes, professores e classe trabalhadora. Foi a única mulher reeleita vereadora de Maceió na última eleição.

Gaby Ronalsa

Advogada, Gaby Ronalsa foi a vereadora mais votada de Alagoas, com 7.549 votos. Vice-presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas de Prevenção de Violência Contra os Jovens, faz parte das Comissões de Defesa do Direito do Idoso, Educação, Cultura, Turismo e Esporte, e Defesa dos Direitos da Mulher.

Olívia Tenório

Formada em Direito, Olívia Tenório atuou como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados de 2012 a 2016. Candidata à Assembleia Legislativa em 2018, atualmente é vereadora de Maceió, com ênfase na presidência da Comissão dos Direitos da Mulher, conquistando 4500 votos em sua eleição. Luta por todos os maceioenses, especialmente mulheres, LGBTQIAP+ e PCD’s.