Foto: Freepik
Beber água com limão se tornou um hábito popular entre muitas mulheres que buscam saúde e bem-estar. Mas será que essa prática realmente traz benefícios? Embora não existam provas científicas de que ela cause emagrecimento, especialistas explicam que o consumo, feito com algumas cautelas, pode sim trazer vantagens para o corpo.
O limão é uma fruta rica em vitamina C, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar na imunidade, na síntese de colágeno e na absorção de ferro. Segundo a nutricionista Emilly Lima, o suco da fruta também pode estimular a secreção gástrica e ativar o sistema digestivo após o jejum noturno.
Ainda de acordo com Emilly, tomar um copo de água pela manhã, em jejum, traz diversos benefícios, uma vez que o corpo passa várias horas sem líquidos durante a noite. “Adicionar limão à mistura pode potencializar a bebida por causa de suas propriedades”, diz.

Ela também ressalta que a combinação pode ser uma excelente alternativa ao longo do dia para substituir bebidas calóricas, como refrigerantes e sucos industrializados.
Apesar dos benefícios, a especialista afirma que não há comprovação científica de que beber água com limão promove emagrecimento direto. Isso porque a mistura não elimina a gordura do corpo nem substitui uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.
Existe alguma contraindicação?
O hábito não é indicado para todos. Pessoas diagnosticadas com gastrite, refluxo gastroesofágico, úlceras ou sensibilidade no estômago podem sentir desconforto ou piora dos sintomas ao consumir a mistura, explica a médica especialista em nutrologia Ana Layse.

Devido à acidez do limão, tomar o suco da fruta todos os dias pode causar sensibilidade bucal, já que o contato frequente com o ácido pode desgastar o esmalte dos dentes. “Uma dica é usar um canudo ao tomar a mistura e diluir bem o limão”, orienta.
Como incluir a água com limão na rotina?
Ao contrário do que afirmam muitos tutoriais na internet, as especialistas explicam que não é preciso tomar a água com limão apenas em jejum. A bebida pode ser consumida ao longo do dia e, inclusive, servir como uma substituição mais saudável para bebidas açucaradas e calóricas, como refrigerantes e sucos industrializados.
Apesar das vantagens, Emilly reforça que os benefícios não são milagrosos e que, assim como o mito do emagrecimento, o chamado “efeito detox” também não é comprovado cientificamente. “Essa é uma função natural do corpo, realizada por meio dos rins e do fígado”, explica.
Ela ainda ressalta que os resultados dependem de um conjunto de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e boas noites de sono. Esses fatores, aliados ao consumo de água com limão, promovem bem-estar e contribuem para a manutenção da saúde.