Colabore com o Eufemea
Advertisement

Sebrae lança ArtNor 2026, maior evento de artesanato do estado; veja aqui os detalhes

O Sebrae Alagoas realizou nesta terça-feira (30) o lançamento da ArtNor 2026, que acontecerá em março do próximo ano e é considerada o principal palco do artesanato e da cultura popular no estado. O evento reuniu artesãos, imprensa e empresários no Espaço Armazém, localizado no Jaraguá, para anunciar as novidades da próxima edição.

Entre as novidades, está a escolha do local: o bairro do Jaraguá, reconhecido como o primeiro a se formar em Maceió e um dos mais marcantes pela sua importância histórica e cultural. Segundo Marina Gatto, coordenadora do Programa de Artesanato do Sebrae, a feira está sendo planejada em parceria com empresários da região, para integrar o processo de resgate cultural do bairro.

Um dos principais objetivos da feira é aproximar os artesãos do público alagoano. “Muitos deles estão em suas comunidades ou municípios, distantes da capital. A proposta é reuni-los e incluí-los nesse espaço, para que mais alagoanos tenham acesso às suas produções”, afirma Marina.

Marcada para um período de alto fluxo turístico, a feira contará com articulação junto a redes de hotelaria, guias e agências de turismo, a fim de atrair também visitantes de outros estados.

Ao todo, 80 artesãos — autônomos ou participantes de associações e cooperativas — serão contemplados para participar da ArtNor 2026. O processo seletivo considera critérios como qualidade do produto, representatividade e tradição. O resultado da curadoria será divulgado em outubro e deve contemplar, em grande parte, os artesãos que participaram de capacitações do Sebrae, como gestão de produtos e fluxo financeiro.

Artesãs compartilham expectativas para a ArtNor 2026

A edição de 2024 reuniu mais de 8 mil visitantes e artesãos de 20 municípios diferentes. A artesã Sandra Cartaxo foi uma das expositoras da última feira e admite estar com as expectativas altas para ser selecionada novamente. Ela aprendeu patchwork e fuxico ainda na infância com a mãe, mas foi após se aposentar do emprego de bancária que transformou o hobby em fonte de renda.

Foto: Mica Pereira/Eufêmea

“Eu participei da edição passada e, graças a Deus, vendi muito. Tenho até clientes que compraram comigo na última feira me ligando para saber se vou participar da próxima. Estou confiante”, disse.

Ampliar a fonte de renda também foi a motivação da artesã Nena de Capela, para começar a produzir esculturas em cerâmica. Encontrando inspiração em imagens do cotidiano, o ofício ensinado pelo cunhado já a acompanha há 22 anos.

Nena também aguarda ansiosa pela oportunidade de participar da feira pela primeira vez e ressalta que o evento será uma chance de criar uma rede de contatos com outros artesãos.

Foto: Mica Pereira/Eufêmea

“Vai ser incrível poder participar e trocar ideias com os outros expositores. O que eu gosto é disso: por causa do artesanato, já conheci muitas pessoas e estados. Meu trabalho já me levou muito longe”, afirmou orgulhosa.

plugins premium WordPress