Colabore com o Eufemea
Advertisement

Governo de Alagoas lança Programa Alagoas por Elas com 30 delegadas no combate à violência contra a mulher

O Governo de Alagoas lançou, nesta terça-feira (25), o Programa Alagoas por Elas, nova iniciativa voltada ao enfrentamento da violência doméstica e à ampliação do atendimento especializado às mulheres no estado. O lançamento ocorreu no Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Integrado à política pública Alagoas Lilás, o programa tem como principal proposta descentralizar o atendimento policial especializado, ampliando a presença de profissionais preparados para atender mulheres vítimas de violência doméstica tanto na capital quanto no interior.

Pela primeira vez, Alagoas terá 30 delegadas mulheres à frente do combate à violência doméstica, distribuídas entre as regionais do estado.

Durante o lançamento, o governador Paulo Dantas destacou que a meta é universalizar o atendimento especializado à mulher para 100% da população alagoana, com estruturas voltadas especificamente ao enfrentamento dos crimes contra as mulheres.

Segundo o governador, cada uma das 30 delegadas terá uma equipe formada por cinco policiais civis para atuar exclusivamente nesse tipo de ocorrência.

“Em todas nossas regionais, vamos ter uma delegada e cinco policiais civis para tratar apenas do crime contra as mulheres. Será uma ação especializada”, afirmou Paulo Dantas.

Efetivo passa de 3 para 30 delegadas

Paulo Dantas também destacou a ampliação do efetivo destinado ao atendimento especializado.

Antes do concurso público para delegados, Alagoas contava com apenas três delegadas para atender à demanda relacionada à violência contra as mulheres nos 102 municípios do estado.

Com a ampliação, o número passará de três para 30 delegadas. Cada uma terá cinco policiais civis à disposição, totalizando 150 policiais, além das 30 delegadas.

Ao todo, serão 180 servidores estaduais envolvidos diretamente na estrutura prevista pelo programa.

A proposta, segundo o governo, é garantir mais agilidade, eficiência e resolutividade nas respostas policiais aos casos de violência contra a mulher.

Programa amplia atendimento no interior

A descentralização é um dos principais eixos do Alagoas por Elas.

A estratégia busca fazer com que mulheres que vivem fora da capital também tenham acesso a um atendimento especializado e mais próximo de suas realidades.

A iniciativa atua em conjunto com outras frentes de segurança e acolhimento às mulheres alagoanas, com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero.

Programa é lançado durante o Agosto Lilás

O lançamento do Alagoas por Elas ocorre durante o Agosto Lilás, período de mobilização para a conscientização e o enfrentamento da violência contra a mulher.

Durante o evento, a coordenadora das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, delegada Ana Luiza Nogueira, destacou a importância do programa para a segurança pública e para as mulheres alagoanas.

Segundo ela, o lançamento também tem um forte simbolismo por ocorrer no momento em que são celebrados os 20 anos da Lei Maria da Penha, marco legal que transformou o enfrentamento à violência de gênero no Brasil.

“Esse programa é extremamente relevante e tem todo um simbolismo. Estamos em pleno Agosto Lilás, o mês em que a gente comemora 20 anos da Lei Maria da Penha, que mudou todo o paradigma no enfrentamento à violência de gênero”, afirmou.

Número de delegadas aumentou 128%

Ana Luiza Nogueira também destacou o crescimento no número de delegadas aprovadas em concurso público.

Segundo a coordenadora, desde 2025 houve um aumento de 128% no número de delegadas aprovadas, o que, na avaliação dela, deve contribuir para dar mais efetividade às ações de combate à violência de gênero em Alagoas.

*com Assessoria

Foto de Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.
plugins premium WordPress