Colabore com o Eufemea

Alagoana empreende na pandemia e abre negócio online para vender bordado vagonite

Ela é alagoana, de 49 anos, funcionária pública estadual, coordenadora da rede privada de escolas e durante a pandemia decidiu abrir o seu próprio negócio online, o @vagodith,  usando as mídias sociais para divulgar o seu trabalho único e artesanal. O Eufemea conversou com Iris Cavalcante que traz uma história de empreendedorismo.

Iris Cavalcante aprendeu a bordar com 30 anos com uma amiga, que na ocasião a deu o pano e as linhas. No momento ela se apaixonou pela técnica conhecida como vagonite. Durante a pandemia, ela voltou a bordar para passar o tempo, já que estava em isolamento social. 

“Comprei o material e comecei a fazer panos de pratos para as minhas amigas, pensando que quando pudéssemos nos encontrar iria presenteá -las”, conta.

Mas ela recebeu a visita de uma amiga de sua irmã (que já faleceu), que veio ao Brasil da Suécia para conhecer sua sobrinha, e de imediato se apaixonou pelos panos de pratos e comprou todos.

Ela explicou que na hora nem sabia quanto cobrar, pois o seu intuito sempre foi presentar. Mas foi a partir dali, que ela soube que poderia fazer um trabalho para relaxar e ainda embelezar o lar das pessoas. 

Foto: Cortesia ao Eufemea

Iris explica que no início o seu maior problema era o tempo, pois devido a sua rotina corrida dentro e fora de casa, o tempo era o que mais lhe faltava. Mas agora, com uma rotina que começa às 05 da manhã e se encerra às 22h da noite, ela afirma que gosta do que faz. 

“Para ter um negócio é necessário disciplina e organização, além de dedicação para mantê-lo”, afirma.

A sua marca leva o nome de VagoDith, e quando questionada sobre a escolha do nome ela explica que, é uma homenagem a sua avó.

Ela finaliza compartilhando qual o lema da sua marca: “VagoDith, a arte faz a vida linda!”

Conselho para quem deseja empreender

Iris tem um conselho para as mulheres que desejam ter o seu negócio:

“Precisamos focar no que realmente gostamos de fazer e exercer. Dedicação e compromisso são fundamentais para o sucesso em todas as áreas de nossas vidas”, afirma.

Histórico

O vagonite é um bordado de origem sueca, que chegou ao Brasil depois da 2ª Guerra Mundial, trazido pelos imigrantes da região sul do país. Uma característica marcante desse ponto é que ele não passa para o avesso do tecido, ficando apenas de um lado. Os desenhos são em sua maioria simétricos e geométricos.