Colabore com o Eufemea

Bióloga empreende e aposta em venda de óleos vegetais: “Quero conscientizar as pessoas sobre o tema”

Jerusa Maria de Oliveira Amorim é doutora em Biologia celular e estrutura, professora visitante da Universidade Federal de Alagoas, mas também decidiu empreender na área de óleos vegetais 100% artesanal e sem conservantes ou pesticidas. A ideia veio após o nascimento da filha, em 2019, quando a bióloga e o esposo arrendaram um sítio em uma área verde.

Ao Eufemea, Jerusa contou que na época, ela e o esposo decidiram aproveitar a oportunidade para gerar renda e ajudar na manutenção do sítio e das criações.

Um ano depois, ela assumiu completamente a venda dos óleos vegetais. Ela trabalha atualmente com óleos vegetais de coco, abacate e ricino.

“Como bióloga e pesquisadora, minha área é estudar o efeito de contaminantes ambientais sobre os organismos vivos. Então, sei exatamente, o que as mais diversas substâncias presentes em uma variedade enorme de produtos cosméticos, sabão, detergente, medicamentos, pesticidas, plásticos, podem causar no homem e na vida selvagem”, explicou.

Escolher trabalhar com produtos naturais partiu também da tentativa não só de minimizar o contato direto com substâncias prejudiciais ao nosso corpo, mas também de minimizar a contaminação ambiental.

“Também quero, a partir dos produtos, conscientizar as pessoas quanto ao tema e fazer divulgação científica. Sei que ainda falta muito para alcançarmos o nível ideal, mas acredito que aos poucos vamos conseguir”, comenta.

Ela explica que decidiu manter a produção, venda e expansão do seu negócio porque passou muito tempo desempregada e queria manter alguma renda para ela e investir nos seus conhecimentos.

Empreender não é fácil

Jerusa expressa que o mundo do empreendedorismo está sendo um pouco difícil, pois é bastante desafiador, principalmente porque ela tem outras atividades que demandam muito do seu tempo.

Segundo ela, alguns dos seus desafios são: divulgação, investimento, tempo, vendas pela internet, conhecer bons fornecedores de matéria prima e o principal que é comprá-las em um preço baixo para manter os produtos com preços acessíveis.

Além de empreendedora, Jerusa também é professora, mãe, esposa e dona de casa. Ela conta que a rotina é corrida e cansativa. “Muitas vezes elas caminham de forma mais lenta do que eu gostaria, mas tento me planejar para alcançar todos os nossos objetivos”.

O segredo, de acordo com ela, é não criar metas em tempos curtos. “Principalmente em relação a empresa. Faço as coisas dentro da medida do possível. Tem dias que o cansaço é extremo mas não há motivos para desistir”, conta.

Ela continua que não faz tudo sozinha, mas tem o apoio de ajuda da sua sogra, seu sogro e também de uma amiga na gestão das mídias sociais. Ela explica que a família a incentiva a continuar com o trabalho.

“Estudar, e nunca desistir. Terá dias bons e dias ruins, pensamento positivo e coragem para seguir. E também, descanso, sempre que achar que precisa”, conclui.

Conheça mais sobre o trabalho de Jerusa clicando aqui