Colabore com o Eufemea

Jornalista conta sobre perda de cabelo pós-covid e dermatologista fala sobre tratamento

A queda de cabelo é uma das queixas mais frequentes de quem teve covid-19. Esse é o caso da jornalista alagoana Vanessa Alencar, de 47 anos, que foi infectada pelo vírus em fevereiro deste ano. Ela chegou a ficar hospitalizada e teve uma recuperação ‘lenta’. Três meses depois, Vanessa ainda sofre com as sequelas: ela perdeu de 50 a 60% dos cabelos pós-covid.

Ao Eufemea, Vanessa contou que ainda quando estava hospitalizada, ela fez uso de antibióticos e corticoides por cerca de um mês e demorou mais um mês, depois da doença, para que ela pudesse retomar gradativamente às atividades normais.

Três meses após ter se recuperado do vírus, a jornalista disse que o cabelo começou a cair em uma intensidade assustadora. “Acredito que perdi de 50% a 60% dos cabelos, que caiam aos montes na hora de pentear, na hora do banho e até mesmo quando passava as mãos nos meus cabelos”, afirma. 

Ela também disse como o cabelo dela sempre foi pouco e fino, a perda ficou muito evidente de forma rápida. A medida encontrada por Vanessa foi fazer o uso de aplique.

Foto: Cortesia. Cabelo da Vanessa pós-covid

Assustada com a velocidade e intensidade da queda, ela procurou um dermatologista e uma nutricionista e logo começou um tratamento tópico, com aplicações de laser, uso de shampoo específico e suplementos.

“Fiquei muito assustada e angustiada no começo porque tinha certeza que ficaria careca, mas em nenhum momento me desesperei. Pelo contrário, eu podia ter morrido por causa da Covid-19. A perda dos cabelos não é nada perto disso. Sou muito feliz e grata por estar viva e com saúde. Cabelo cresce!”, reforçou.

Vanessa contou que a queda de cabelo afetou a sua autoestima e que ainda não conseguiu cortá-lo, pois está na expectativa de colocar megahair (que foi autorizado pela dermatologista).

Mas apesar da perda do cabelo, a jornalista enfatiza que estar viva é o melhor presente.

“Se o preço a pagar por estar viva for perder os cabelos, com certeza vale muito a pena! É como meu marido me disse certa vez: ‘Só tem sequelas quem está vivo.’ Eu estou viva!”, comemorou.

Queda de cabelo: por qual motivo isso acontece?

Ao Eufemea, a dermatologista Paula Mota Medeiros de Holanda explicou que a queda de cabelo acomete cerca de 1 ⁄ 3 dos pacientes que tiveram covid-19.

Foto: Cortesia

Segundo ela, a queda de cabelo pode ocorrer em quadros leves, graves e assintomáticos.

A dermatologista também explicou que a hipótese mais aceita pelos especialistas é que a virose desencadeia um quadro conhecido por eflúvio telógeno, similar ao que acontece em outras condições como zika e chikungunya.

“Neste distúrbio, os fios entram de forma rápida e precoce na fase de queda, alterando o ciclo capilar”, comentou. “Isso pode acontecer por vários fatores como estresse psicológico e infecções, dois fatores presentes nos pacientes com covid, em épocas de pandemia”, acrescentou.

O tratamento, conforme Paula, é individualizado a depender das condições clínicas do paciente e do seu grau de queda. Ele inclui terapêuticas tópicas anti-queda, como loções e shampoos, além de suplementos compostos por biotina, silício orgânico, entre outros.

“Assim que o paciente perceber que está com perda de cabelo excessiva ele deve agendar uma consulta com o dermatologista, para investigação. Já que outras condições que desencadeiam queda de cabelo devem ser investigadas como anemia, deficiências nutricionais e hormonais”, concluiu.