Colabore com o Eufemea
Advertisement

Roacutan afina o nariz? Dermatologista explica e fala sobre uso indevido do medicamento

Foto: Laura Cosne

O roacutan é o medicamento conhecido para tratamento de acne moderada a grave. Entretanto, por causa de uma brincadeira do Tik Tok, muitos jovens estão colocando sua saúde em risco. No aplicativo, jovens publicaram “antes e depois”, afirmando que o roacutan afina o nariz. As hashtags #roacutancheck e #roacutanchallenge, que convocam o desafio, já passam de 29 milhões de visualizações.

Ao Eufemea, a dermatologista Jaqueline Ferraz explicou que o medicamento que tem como base a isotretinoína não afina o nariz.

“Ele melhora a pele, deixando ela mais fina por atrofiar as glândulas sebáceas, diminuindo a aparência dos poros, a oleosidade e a aparência da pele do nariz. Por causa desses efeitos ele também é usado por cirurgiões no pós-operatório de rinoplastia”, explicou.

Tomar o medicamento envolve riscos e quem faz o tratamento precisa de receita médica de controle.

“Ele não pode ser vendido sem receita por ser teratogênico, ou seja: pode causar alterações morfológicas fetais. Então só deve ser utilizado por mulheres em idade fértil e com vida sexual ativa em conjunto com algum método anticoncepcional eficaz”, disse a dermatologista.

Jaqueline também explicou que o roacutan aumenta o colesterol e Triglicerídeos, além de elevar as enzimas hepáticas. 

“Por isso a necessidade de exames laboratoriais prévios e de acompanhamento durante o tratamento. Também não pode ingerir bebida alcoólica durante o tratamento”, afirmou.

A especialista também reforça que para iniciar o tratamento com o medicamento, é imprescindível a consulta com um médico dermatologista, avaliação prévia com exames laboratoriais e para a compra da medicação é exigido na farmácia um receituário específico com notificação.

“O medicamento não afina o nariz. Ele melhora a aparência da pele da face como um todo, incluindo a pele do nariz. A rinoplastia é o procedimento indicado para quem deseja afinar o nariz”, relembra a médica.