Colabore com o Eufemea

Após fortes chuvas, marisqueira e família que viviam em área de risco são acolhidas em abrigo no Jaraguá

Adriana Maria sendo atendida pela assistente social da unidade de acolhimento. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Diante das fortes chuvas que atingiram a capital, para assegurar pessoas que residiam em áreas de risco, a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estruturaram um abrigo no bairro de Jaraguá, localizado na Travessa 13 de Maio.

A família da marisqueira Adriana Maria, de 32 anos, que reside na orla lagunar, foi uma das auxiliadas. Ela recebeu abrigo junto ao seu marido e seu filho de um ano. No local, uma assistente social realizou o atendimento, deu orientações sobre cuidados com a saúde, além de uma equipe ter lhe repassado informações sobre os benefícios assistenciais.

A unidade de acolhimento tem sido um importante braço de apoio nessa rede montada pela Prefeitura com objetivo de proteger à população. A unidade conta com 120 vagas, oferece três refeições diárias e tem atendimento socioassistencial. Atualmente, o local está com abrigando 34 pessoas.

As famílias abrigadas no local estão sendo atendidas pela equipe de Benefícios Eventuais do Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA), para dar entrada no auxílio moradia, e em outros benefícios assistenciais, caso seja necessário.

Recurso para moradia

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, 22 famílias já deram entrada para receber o auxílio moradia, que repassa uma contribuição mensal de R$ 250,00 que deve ser destinado ao pagamento de aluguéis em residências localizadas em áreas seguras. O benefício é concedido por um período de seis meses, podendo ser renovado por igual prazo.

Para ter acesso ao abrigo, as famílias afetadas acionam a Defesa Civil de Maceió, no contato 199, para receberem os atendimentos necessários. Após o contato da família, a Defesa Civil fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência dessas pessoas para verificar a situação e encaminhá-las ao abrigo.

Prefeito JHC conferiu toda a estrutura do abrigo em Jaraguá que está recebendo com dignidade as vítimas das chuvas. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC conferiu toda a estrutura do abrigo em Jaraguá que está recebendo com dignidade as vítimas das chuvas. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Situação de rua 

Para atender à população em situação de rua, a Semas disponibiliza a Casa de Passagem Familiar, a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto, além da Casa de Ranquines, conveniada com a Prefeitura de Maceió.

Campanha 

A Semas também iniciou uma campanha para arrecadar casacos, edredons, lençóis e roupas para as vítimas das fortes chuvas, que atingiram a capital alagoana nos últimos dias.  Alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza também podem ser doados.

Pontos de arrecadação

SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Comendador Leão, n° 1383, Poço, das 8h às 14h;

Centro POP 1 – das 8h às 13h, na Avenida da Paz, 994 – Jaraguá;

Sede do Cadastro Único (CadÚnico), na Av. Menino Marcelo, SN – Serraria (ao lado da farmácia Drogasil), das 8h às 14h;

Defesa Civil de Maceió, na Rua Cônego João Barros Pinho, 107 – Pinheiro, durante 24h;

Maceió Shopping, na Av. Comendador Gustavo Paiva, 2990 – Mangabeiras, das 10h às 22h.

*com Ascom Semas