Fotos: Cortesia
As crianças no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mestra Virgínia, no Rio Novo, contam agora com um novo espaço verde onde podem ter um maior contato com a natureza e aprenderem mais sobre o manejo da terra. No local está sendo desenvolvido um processo de recuperação da Mata Atlântica, com a plantação de mudas nativas.
De acordo com a doutoranda em agronomia, Jhulyanne Christiny, que vem apoiando a creche na execução do projeto, a ideia é colocar um pedacinho da Mata Atlântica no CMEI.
“Não adianta chegar e entregar mudas para a comunidade, se a gente não ensinar como plantar, ensinar a preservar, a importância dos insetos. É um todo, com um objetivo pedagógico maior”, explica Jhulyanne.
Marcado pelo verde, o espaço do CMEI passou por um processo de correção do solo, antes da plantação de mudas de árvores nativas, o que contribuiu para a criação de um arboreto.
Próximo à Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé, o CMEI vai propiciar às crianças a oportunidade de plantar mudas nativas da Mata Atlântica, enquanto aprendem sobre a importância do meio ambiente e o ciclo da vida.
Mudanças já podem ser vistas na paisagem do CMEI. Fotos: cortesia
Também foram colocadas plantas frutíferas na escola, sempre priorizando árvores nativas da Mata Atlântica. A comunidade escolar também exerceu um papel crucial, participando das ações com apoio na plantação das mudas e na doação das espécies.
Após o crescimento das árvores, um trabalho de paisagismo será realizado. A intenção é criar um local de convivência para que no futuro, as crianças possam utilizar o espaço para realizar outras atividades pedagógicas, como a contação de histórias.
Horta e galinheiro
As crianças que são atendidas na creche municipal já contam com uma horta onde são plantadas mudas de milho, coentro e feijão, que os alunos aprendem a cuidar e colher.
A creche conta com um galinheiro, no qual as crianças interagem com os bichos e fazem a coleta de ovos junto com os professores.
*com Ascom Semed