Colabore com o Eufemea

Mulheres conquistam independência financeira através do projeto Economia Solidária em Maceió

Foto: João Ferro / Ascom Semtabes

“Estou começando a viver agora”. É assim que Cátia Cilene, 53 anos, começa contando sua história de superação. Ela faz parte do grupo Rosa de Saron, um dos 20 grupos cadastrados na Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) que trabalham o empoderamento feminino – e econômico – das maceioenses. Com sua participação no projeto ela está conquistando sua independência financeira.

Há um setor da pasta que cuida específica destes casos. Economia Solidária é uma diretoria da Semtabes que agrega 20 grupos. E deles surgem exemplos de vida que inspiram e encorajam a quem ainda não conhece o trabalho delas.

Cátia é um exemplo. Ela se divorciou há quase cinco anos, após viver uma vida difícil dentro de casa. Trabalhava cuidando da casa e dos filhos. Após uma longa vida conturbada, teve forças para superar um casamento que trazia dor e sofrimento. Hoje, ela cria estilos únicos de calçados, com miçangas, bordados e crochês.

“Comecei [na Economia Solidária] faz pouco tempo e estou amando trabalhar com toda a equipe. Estou aqui para ajudar o grupo e o grupo me ajudar. Recebi o convite para participar do projeto e estou seguindo em frente”, afirma emocionada.

Cátia Cilene sente-se envolvida com o apoio recebido na economia solidária. Foto: João Ferro / Ascom Semtabes
Cátia Cilene sente-se envolvida com o apoio recebido na economia solidária. Foto: João Ferro / Ascom Semtabes

O convite para participar da Economia Solidária partiu de sua amiga de mais de 20 anos, a coordenadora do grupo Rosa de Saron, Francisca Cardeal, que também traz consigo marcas de uma vida difícil.

“Eu fazia crochê e ela fazia brincos de pedrarias. Ela não podia sair de casa, então eu saía na beira da praia gritando: ‘olha o chapéu, olha o brinco’. Sofria eu e sofria ela. Foi um jeito de ganhar um dinheiro extra”, conta Francisca.

A Francisca conheceu a Economia Solidária há oito anos. Gostou do projeto na Semtabes e decidiu criar o grupo Rosa de Saron, que possui 11 membros, sendo seis atuantes. Eles produzem colares, brincos, sandálias decoradas, luminárias, arte em macramê, toalhas de fuxico, pesos de porta, conjuntos de cozinha, bolsas de palha e diversos acessórios.

“O que vemos ser possível produzir com o nosso artesanato, a gente procura aprender e aperfeiçoar para ter o que expor. A vida do artesão é assim: tem que inovar”, ressalta a coordenadora do grupo.

A Cátia tem se empenhado na produção para conseguir agradar a clientela e aproveita para dar uma dica à quem gosta de usar aquele chinelinho personalizado: “muita gente gosta de usar nossas sandálias, que são bem trabalhadas e acabadas. E dá para usar num passeio na orla, no dia a dia ou em ocasiões mais especiais”, aponta feliz.

O que antes era feito na surdina de um relacionamento tóxico, agora está nos principais pontos populares de comércio da capital. Para encontrar os produtos da Economia Solidária, basta conferir os pontos fixos disponibilizados pela Prefeitura de Maceió no Shopping Maceió (Mangabeiras) ou no Shopping Pátio (Benedito Bentes).

Para encomendar seus produtos do Grupo Rosa de Saron, os artesãos estão disponíveis: Cátia (fuxico e sandálias decoradas) – (82) 99183-1309; Francisca (mantas, xales e demais artigos em crochê) – (82) 98863-8340; Lucas (macramê) – (82) 99675-5644; Silvânia (macramê) – (82) 99958-4762; Juraci (crochê) – (82) 98853-3801; Aline (fuxico) – (82) 98816-4313; Silvania de Jesus (materiais recicláveis) – (82) 99972-8162; e Adriano (luminárias) – (82) 99682-2610.

Fotos: João Ferro / Ascom Semtabes

*com Ascom Semtabes