Castramóvel: “bem-estar animal”, diz médica veterinária

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) concluiu, nessa segunda-feira (20), a triagem dos cães e gatos para castração no Gama Lins. A médica veterinária do Castramóvel, Maria Clara Carlos, explicou como ocorreu a ação.

“Os pets receberam medicação de amplo espectro contra verminoses, passaram por coleta de sangue para exames hematológicos pré-cirúrgicos e foram vacinados contra a raiva. No ato da consulta, as profissionais orientaram os proprietários sobre posse responsável, bem-estar animal e a grande importância da castração, fazendo, desta forma, um trabalho de educação atrelado ao atendimento”, explicou Maria Clara.

Durante a ação, a equipe realizou 98 consultas eletivas nos pets da população. Além da consulta eletiva, o Programa de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió também fez coleta de sangue para realização do hemograma, que é fundamental no processo pré-operatório dos animais.

Os pets que precisarem de algum tipo de tratamento receberão suporte da equipe com a prescrição dos medicamentos e todas as orientações sobre cada quadro clínico e tratamento. Em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) também foram ofertadas doses de vacina antirrábica para todos os animais do bairro.

O Castramóvel já percorreu os bairros Benedito Bentes, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica, Fernão Velho e Gama Lins.  A  iniciativa tem trazido melhorias para a saúde e o bem-estar dos pets e da população no Município.