Colabore com o Eufemea

“Luta para que o Sistema Único de Assistência Social não seja mais prejudicado”, afirma diretora em encontro nacional de gestores municipais

 Foto: Cortesia

Com objetivo de fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió participou, na última semana, do XXII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.

Com o tema ‘O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais’, o evento reuniu gestores de todo o país. A diretora de Proteção Social Básica de Maceió, Aline Pedrosa, destacou o encontro como marco de resistência e de luta para a assistência social.

“Foi um encontro muito bom e esclarecedor. Participei de mesas que trouxeram informações sobre vários aspectos da assistência social; assim como do Auxílio Brasil, que foi recentemente implantado e que ainda gera dúvidas. No mais, foi uma reunião de resistência e luta para que o Sistema Único de Assistência Social não seja mais prejudicado e para se fortalecer cada vez mais. Sem dúvidas, um evento de grande importância para todo o Brasil”, explicou a diretora.

Técnicos da Semas participaram de diversas mesas propostas nos três dias de evento. Foto: cortesia
Técnicos da Semas participaram de diversas mesas propostas nos três dias de evento. Foto: cortesia

O encontro também buscou produzir um retrato do SUAS, em solo nacional, a partir dos encontros e das mesas principais com painelistas, pesquisadores e atores sociais, com compartilhamento de estratégias adotadas nas gestões municipais. A diretora de Proteção Social Especial de Maceió, Tatiana Bóia, ressaltou a importância do compartilhamento de informações entre os gestores.

“Para a Assistência Social de Maceió participar do encontro foi de extrema importância, onde pudemos somar forças com o colegiado e todos os gestores dos municípios presentes. Visualizando a realidade da conjuntura atual semelhante a todos, dialogando e unindo forças para a defesa do SUAS e articulando melhores estratégias para conduzir nossas ações” , pontuou Tatiana.

O futuro da Assistência Social foi o tema principal do evento na cidade de Foz do Iguaçu. Foto: cortesia
O futuro da Assistência Social foi o tema principal do evento na cidade de Foz do Iguaçu. Foto: cortesia

O evento que reuniu mais de 1.500 gestores de todo o Brasil foi finalizado na sexta-feira (10) com uma conferência de encerramento destacando o SUAS como conquista do povo brasileiro.

*com Ascom Semas