Assistentes Sociais das escolas da rede Municipal de Educação de Maceió, se reuniram na manhã desta quarta-feira (22), em uma capacitação para atuar com o Projeto Presença nas unidades escolares em que eles estão em atividade. O momento foi de troca de informações e esclarecimentos sobre a ação.
Para a assistente social do Setor do Serviço Social da Semed, Aucione Albuquerque, os assistentes são multiplicadores do projeto, por isso, é fundamental que encontros como esses ocorram.
“Existe toda uma operacionalização, com fichas e instrumentos que são utilizados tanto pelo assistente social quanto pela equipe diretiva, constituída na escola por professores, diretores e coordenadores. Trabalhando na escola, o assistente social vai ser um multiplicador e vai formar a comunidade escolar para atuar junto com o Projeto Presença”, explicou Aucione.
Ainda segundo a assistente social, na escola o professor é o primeiro a perceber que o aluno é infrequente a partir de duas faltas semanais injustificadas. O professor identifica, passa pela equipe diretiva que vai preencher a ficha de presença, após isso a escola vai fazer todas as ações para que o aluno retorne à escola, como enviar convites para a família, entrar em contato por telefone, redes sociais, rede de amigos ou vizinhos para descobrir o motivo por trás das infrequências.
*Com Semed