Colabore com o Eufemea

Vereadora denuncia ter sofrido racismo na Câmara Municipal de Campina Grande

Foto: Josenildo Costa/CMCG

A Câmara Municipal de Campina Grande, considerada uma das mais conservadoras do estado da Paraíba, foi palco de violência política de gênero e racismo institucional. Nessa quarta-feira (8), a vereadora Jô Oliveira (PCdoB), usou a tribuna da Casa para relatar que foi vítima de racismo por parte de um “colega” vereador.

“Ontem, pelos corredores da Casa, um dos nossos assessores ouviu um comentário de um outro vereador, dirigido a nós, que disse, quando questionado se iria participar de nossa audiência pública para debater a cultura, que ‘não ia participar da audiência dessa nêga'”, explicou.

Na terça-feira (7), a vereadora promoveu uma Audiência Pública para debater as principais demandas do setor  cultural em Campina Grande.

Jô Oliveira é a primeira vereadora negra a ocupar uma cadeira na Casa Félix Araújo. Eleita em 2020, Jô foi a sexta vereadora mais votada, num total de 23 vagas. Filha de empregada doméstica, estudante de escola pública e ativista de movimentos sociais, Jô furou a bolha numa cidade predominantemente conservadora e que tem em sua tradição, eleger (as poucas) mulheres que possuem sobrenome no campo político.

“Hoje ocupamos a tribuna da Câmara, até como forma pedagógica, para que a pessoa tenha a possibilidade de se corrigir… uma vez que o comentário foi feito nos corredores, a um terceiro, limitando as nossas possibilidades de responsabilizar isso juridicamente”, afirmou a vereadora em suas redes sociais.

Outro ponto levantado pela parlamentar, diz respeito ao fato de que a Câmara Municipal de Campina Grande não possui uma Comissão de Ética constituída, o que inviabiliza a investigação de eventuais quebras de decoro e atos de machismo e racismo.

Jô Oliveira não citou o nome do vereador em questão, mas se colocou à disposição para um diálogo com o objetivo de criar mecanismos de proteção e defesa dentro da Câmara Municipal para que situações desse tipo não se repitam.

“Espero que essa seja a última vez que eu precise me defender desse tipo de comentário, espero que não volte a acontecer”, concluiu.

*com Paraíba Feminina