Colabore com o Eufemea

Câncer bucal: “levar informações e orientações à população”, diz gerente de Saúde

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço – celebrado no dia 27 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Saúde Bucal, realizou, nesta quarta-feira (27), o “Dia D” de busca ativa de câncer bucal através de exame clínico para detecção precoce da doença. A ação aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Paulo Leal, localizada no Feitosa.

“Estamos realizando esta ação para levar informações e orientações à população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, uma doença que possui um alto nível de mortalidade, sendo  a 6ª mais comum no mundo. É um tipo de câncer silencioso, quando dá sinais de sua existência, o paciente acaba descobrindo a patologia tardiamente. Por isso, é importante buscar a prevenção ao verificar qualquer lesão na cavidade bucal”, explica a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias.

A estomatologista do Município, Sônia Ferreira, realizou a avaliação clínica nos usuários da unidade e destacou que alguns pacientes apresentaram lesões que precisam de uma atenção maior.

“Durante a avaliação clínica, observamos algumas lesões na cavidade oral que precisam de muito cuidado. Nos casos considerados suspeitos, estamos realizando o encaminhamento para biópsia no Centro de Especialidades Odontológicas do PAM Salgadinho, para que seja feita a confirmação ou não do diagnóstico. Mas, além disso, acredito que o nosso principal objetivo foi atingido, que foi informar e trazer uma reflexão à população acerca dos fatores de riscos que podem desencadear um câncer de boca”, afirma.

“A avaliação foi excelente. Eu vim ao atendimento porque estou com uma lesão na língua há mais de três semanas e queria entender mais sobre esse problema. Elas falaram que pode ser uma estomatite, mas precisa ser avaliado com mais profundidade para fazer um diagnóstico. A equipe foi muito atenciosa, passou os remédios para poder tratar a lesão e fez o encaminhamento ao PAM Salgadinho para o diagnóstico e descobrir a causa desta lesão”, relata a usuária Elenice Queiroz, de 58 anos.

A usuária Elenice Queiroz realizou a avaliação clínica na USF Paulo Leal. Foto: Victor Vercant/SMS
A usuária Elenice Queiroz realizou a avaliação clínica na USF Paulo Leal. Foto: Victor Vercant/SMS

Seu Macário de Souza, de 62 anos, também é usuário da USF Paulo Leal e recebeu a avaliação clínica bucal. Há algumas semanas, está sentindo um incômodo na garganta. Fumante desde os 11 anos de idade, ele também foi informado pelas profissionais de odontologia sobre os riscos que o cigarro pode trazer à sua saúde bucal. 

“Há uns dias estou sentindo alguma coisa na minha garganta, quando engulo sinto um certo incômodo. Já tomei alguns remédios, mas ainda sinto o problema. E, infelizmente, sou fumante desde os 11 anos de idade, o que acaba sendo um fator de risco à minha saúde como um todo. Não é fácil, mas tenho muita vontade em parar de fumar e, um dia, sei que vou conseguir. Mas, agora, por meio dessa avaliação feita pela dentista, irei fazer o tratamento no PAM Salgadinho”, comenta.

Além da USF Paulo Leal, as ações também aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e nas USF Denisson Menezes (Cidade Universitária) e Robson Cavalcante (Benedito Bentes), em parceria com professores e alunos dos centros universitários Cesmac e Unit. O público-alvo da ação foi a população acima de 40 anos, faixa etária que apresenta maior predisposição ao câncer de boca.

Julho Verde

O Dia Mundial da Conscientização e Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho. E para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para eficácia no tratamento, a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) do Brasil criou a campanha Julho Verde. O intuito da mobilização é chamar a atenção da população para uma maior conscientização dos cuidados necessários para evitar a manifestação ou evolução de tumores em órgãos localizados na região acima do pescoço.

Tumores de cabeça e pescoço

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, glândulas salivares, amígdalas, cavidade nasal e seios paranasais, faringe, laringe, esôfago, tireóide e esôfago cervical. Mexem, portanto, com a estética facial, a deglutição, a alimentação e a voz do paciente.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil tem registrado mais de 15 mil casos novos de câncer por ano na cavidade oral. Em Alagoas, são esperados 190 novos casos, co-predominância do sexo masculino e residentes em áreas rurais.