Colabore com o Eufemea

“Discutir e executar políticas públicas”, diz secretária-adjunta sobre comissão

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizou nesta terça-feira (26), uma reunião para instituir a comissão que dará andamento às tratativas para reativação do Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES).

A comissão é formada pela secretária-adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues; o diretor de Economia Solidária, David Tavares; representantes dos grupos de Economia Solidária que são cadastrados na Semtabes; as artesãs Dja Marques e Salomé Holanda; representantes da coordenação do Fórum Alagoano de Economia Solidária, Edimir Francisco, Claudete Lins e Ana Lúcia Ferraz; e representantes das entidade de assessoria, como Cáritas e Instituto Gama, Ivanilda Ferreira e Tarsys Gama, respectivamente. 

Secretária-adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, explica que comissão é composta por entidades representativas do segmento. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Secretária-adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, explica que comissão é composta por entidades representativas do segmento. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

“Criamos uma comissão com as entidades representativas instaladas em Maceió e estamos com um cronograma para realizar essa reestruturação. É importante a retomada deste conselho porque, com ele, será possível discutir e executar políticas públicas de fomento voltada para o segmento”, explica a secretária-adjunta, Ríssia Rodrigues. 

O papel do CMES é definir políticas públicas que devem ser adotadas pelo Município para o desenvolvimento da Economia Solidária, a exemplo de elaborar regimento interno, acompanhar e realizar ações e serviços para o segmento, aprovar planos de trabalho e Política de Economia Solidária, entre outros. O conselho deverá ser composto por representantes do poder público municipal, representantes do empreendimentos da Economia Solidária e representantes de Entidades de Assessoria e Fomento à Economia Solidária.