Colabore com o Eufemea
Advertisement

Festival movimenta a cultura nerd em Maceió : “diversão e interação”

O Festival da Cultura Nerd foi realizado na Praça Multieventos, em Maceió, e reuniu integrantes e simpatizantes de vários lugares do estado, para viver um universo repleto de imaginação e interação. São mais de 800 artistas, distribuídos em 13 segmentos, incluindo convidados nacionais.

O festival foi realizado pela Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Associação Alagoana de Cultura Nerd (AACN). O evento englobou os 13 segmentos da cultura nerd, presentes em Alagoas.

Ana Menezes veio de Arapiraca e trouxe a filha, Alícia, de 3 anos. É a primeira vez que ela participa de um evento como este e se diz encantada com o figurino dos personagens.

“O evento está muito bonito e dá para aproveitar bastante,” disse a mãe, simpatizante da cultura nerd.

Ane Oliveira, conhecida na tribo nerd por Angel, levou um estande para expor no evento. Segundo ela, toda a sua família está envolvida na comercialização de produtos personalizados.

“Pra mim, cultura nerd significa praticamente uma religião, porque eu participo desde pequena, não só eu como toda a minha família, minha mãe, meus irmãos e agora estamos incluindo as doguinhas de casa no cosplay, porque a cultura nerd significa diversão e interação”, comentou entusiasmada.

Nerd sem machismo

O festival também contou com o projeto Nerd Sem Machismo, que tem objetivo de promover a igualdade de gênero e o engajamento de mulheres no cenário nerd. A iniciativa foi do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió, que levou à arena nerd o projeto Maceió Sem Assédio, que faz parte do “SALVE MULHER”, programa que visa garantir um acolhimento seguro e humanizado às mulheres vítimas de machismo, bem como coibir assédios em locais públicos.

“A ação é uma parceria do município, através do projeto Maceió Sem Assédio, com a cultura nerd e a campanha Nerd Sem Machismo. O objetivo é aumentar ainda mais o engajamento das mulheres nerds nessa luta. Fico feliz com a parceria e quero deixar claro que esse espaço também é nosso, porque o lugar de mulher e onde ela quiser”, falou Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió.

Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.
Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.

Durante o próprio evento a ação se mostrou essencial, pois as equipe da Prefeitura receberam três denúncias de assédio contra mulheres. A Polícia Militar foi acionada e as vítimas forma acolhidas pelo Gabinete, reforçando que esse tipo de atitude não é aceita nos espaços e eventos de Maceió.