Colabore com o Eufemea

Mercado do Artesanato receberá acessibilidade para acesso ao 2º piso: “maior movimentação e visibilidade”, diz secretária

Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) iniciou tratativas com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para alinhar o elevador da estação ferroviária da Levada ao 2º piso do Mercado do Artesanato, em Maceió. Atualmente, o equipamento dá acesso direto do térreo do mercado à bilhetagem para entrada no VLT – Veículo Leve sobre Trilhos. 

O encontro entre o titular da Semtabes, Maurício Filho, a secretária adjunta da pasta, Ríssia Rodrigues, e o superintendente regional da CBTU, Carlos Jorge Cavalcante, ocorreu nesta sexta-feira (29), no Mercado do Artesanato. As tratativas tiveram início na segunda-feira (25), na sede da CBTU em Maceió. 

A secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, diz que as pessoas que descem na estação de trem terão mais acesso às lojas da parte superior do mercado. “Vai gerar uma maior movimentação e visibilidade, as pessoas vão conhecer mais esse espaço. E essa é uma das demandas que os próprios permissionários”, ressalta.

Ana Marcelino, 36 anos, é permissionária no Mercado do Artesanato e acredita que a acessibilidade vai facilitar o dia a dia no equipamento público. “Facilita bastante até para os permissionários, que carregam mercadoria. E isso ajuda a dar visibilidade às lojas, restaurantes, salões de beleza. É um benefício para todo mundo que trabalha e também para os consumidores”, atenta. 

Além de assegurar a acessibilidade, com um novo ponto de parada do elevador, o fluxo de consumidores do 1º andar do Mercado do Artesanato deve aumentar.

Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

“Tivemos uma sinalização positiva do superintendente para que ocorra essa nova parada do elevador da estação no 2º piso do Mercado do Artesanato. Isso irá beneficiar o andar superior do mercado e traz acessibilidade ao local. Com essa iniciativa, cadeirantes, gestantes e idosos, que têm dificuldades em subir as escadas, conseguirão ter acesso”, explica Maurício Filho. 

Também estiveram presentes na visita ao Mercado do Artesanato o diretor de Abastecimento, Aldo Avelino, o assessor de Gabinete da Semtabes, Gedson Basílio, o corrdenador de qualificação profissional da Semtabes, Leandro Lino, o artesão e permissionário do Mercado do Artesanato Mano Oliveira.

*com Ascom Semtabes