Colabore com o Eufemea

Pesquisadora tem artigo aprovado para ser apresentado em Congresso Nacional de Educação

Um artigo da servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, Natércia Lopes, foi aprovado para ser publicado e apresentado no VIII Congresso Nacional de Educação (CONEDU), um dos espaços de maior discussão no Brasil sobre práticas pedagógicas e pesquisas científicas.

A publicação tem como título “Contributos de Hannah Arendt para o engajamento das mulheres na área de matemática” e propõe uma reflexão e uma pesquisa sobre a forma como a filósofa defendia o conceito de pluralidade e igualdade política, de modo que as mulheres possuam espaços garantidos. O congresso acontecerá em outubro.

De acordo com Natércia, que também é docente na área de matemática, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa da Semed, autora do livro “Educação Transdisciplinar: propostas contemporâneas” e que já participou de diversos congressos nacionais e internacionais, o artigo foi submetido em maio deste ano e aprovado no dia 17 de julho pela comissão científica do congresso.

Para a pesquisadora, ter o artigo aprovado corrobora com a ideia de que é muito importante a participação das mulheres nos campos de pesquisa e para o avanço das políticas públicas voltadas para essa categoria.

“Esse artigo fala sobre o engajamento das mulheres nas áreas de exatas e a necessidade de termos mais políticas para inserirmos nossas estudantes que saem da educação básica para a graduações matemática, que é a maior carência que temos hoje no estado. Ter um artigo sobre as mulheres aprovado e levar essa discussão para a plenária é muito importante para avançarmos nas políticas femininas”, afirmou Natércia.

Natércia é licenciada em Matemática e doutora em Ciências da Educação e representante do Conselho de Direitos das Mulheres pela Semed no Gabinete da Mulher.

*Com Semed