Psicóloga da rede municipal lança 2ª edição de livro na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Wilza Rosa. Foto: Cortesia

Neste sábado (09), será lançado na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro “Comportamento suicida na escola e no contexto universitário”. A autora é Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro, psicóloga da Escola Nosso Lar, no Vergel do Lago, em Maceió. O livro reflete sobre os diversos aspectos que envolvem a saúde mental no ambiente escolar e na universidade e as possíveis causas desse ato.

O assunto foi amplamente discutido em rodas de conversa nas escolas da rede pública de Maceió e por meio de palestras, especialmente durante as campanhas do Setembro Amarelo.

A obra trata de um tema delicado, mas com uma linguagem clara, objetiva e leve, desmistificando o tabu que envolve esse assunto. A autora também fala na obra sobre as consequências da pandemia da Covid-19 e o efeitos no cotidiano dos estudantes, professores e colaboradores de escolas e faculdades.

Fundadora há dez anos da ONG Cavida, a autora contou que o livro também transmite conhecimentos básicos aos pais, educadores e demais interessados para que possam lidar melhor com esta temática.

“A obra também auxilia os profissionais de educação a identificarem e a intervirem no comportamento que afetem a saúde mental desses estudantes, além de despertar o debate sobre a necessidade de capacitação profissional”, afirma.

“Me sinto muito feliz por mais essa conquista. Estou ansiosa e na expectativa que após o lançamento na bienal de São Paulo, o livro de fato possa chegar nas mãos de quem mais precisa, afinal precisamos pensar juntos estratégias para prevenção e cuidados com a saúde mental”, completa a psicóloga.

Esta é a segunda edição do livro, com acréscimos de capítulos sobre o assunto. A primeira edição foi um sucesso e conquistou centenas de pessoas.

Nesta edição atual, a obra aborda os diversos aspectos que envolvem o suicídio, desde as concepções teóricas da filosofia, da sociologia, da psiquiatria e da psicologia às questões referentes à sexualidade, ao cyberbullying, entre outros.