Colabore com o Eufemea

Secretária visita novo espaço do Economia Solidária em Maceió: “oportunidade de crescimento às pessoas cadastradas”

Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

A secretária adjunta da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Ríssia Rodrigues, realizou na tarde dessa segunda-feira (18) uma visita às instalações do Mercado 31, localizado vizinho ao Centro Pesqueiro no bairro do Jaraguá, em Maceió. Na oportunidade, aproveitou para conhecer o espaço que será destinado aos grupos de Economia Solidária, que passarão a contar com mais um ponto de comercialização na capital.

“Nosso papel com a Economia Solidária é voltado para gerar oportunidade de crescimento às pessoas cadastradas. Com essa nova parceria fechada com o Mercado 31, onde será instalado um novo ponto, conquistamos uma nova loja que dará mais incentivo à comercialização dos grupos voltados para o artesanato”, explica Ríssia Rodrigues.

A loja disponível possui 3m² e a Semtabes irá implementar o espaço para receber os produtos dos artesãos cadastrados, além de organizar como será efetuada a exposição dos grupos. Atualmente na Semtabes temos 20 Grupos de artesanato e trabalhos manuais cadastrados, com uma média de 120 pessoas beneficiadas.

Entre os produtos é possível encontrar: brincos, colares, mandalas, biscuit, caixas decoradas, bolsas, chaveiros, pinturas em pedras e quadros, diversas produções em filé, ponto cruz, crochê, fuxico, renda renascença, bordado tramas experimentais em tela e muito mais.

Equipe da Semtabes conheceu local onde será instalado novo ponto da Economia Solidária no Jaraguá. Foto: Tatiane Gomes / Ascom Semtabes
Equipe da Semtabes conheceu local onde será instalado novo ponto da Economia Solidária no Jaraguá. Foto: Tatiane Gomes / Ascom Semtabes

O responsável pelo Mercado 31, Armando Garcia, foi o responsável pela visita guiada pelo galpão, que possui espaço de 119 lojas, a maioria já instaladas e em funcionamento, com a proposta voltada para o artesanato, cultura, lazer e culinária alagoana. O coordenador de Qualificação Profissional da Semtabes, Leandro Lino, também participou da visita guiada.

“O Mercado 31 é um espaço que já está atraindo olhares de quem mora em Maceió e também já possui parcerias com guias turísticos da cidade, o que vai ajudar na movimentação de pessoas no local. Sem dúvidas, é um grande ganho para a capital, porque valoriza o bairro do Jaraguá, e também vai ajudar a fomentar a produção dos artesãos cadastrados na Economia Solidária”, atenta a secretária adjunta da Semtabes.

Os dois pontos fixos já instalados em Maceió para a exposição e comercialização dos produtos da Economia Solidária funcionam no Maceió Shopping, no bairro da Mangabeiras, e no Shopping Pátio, no bairro do Benedito Bentes. Os locais funcionam de acordo com os horários dos respectivos centros comerciais.

*com Ascom Semtabes