Unidade do Pinheiro é realocada para área livre de risco no bairro do Farol: “qualidade e conforto”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente de Paula, localizada no bairro do Pinheiro, em Maceió, passou a funcionar, desde esta segunda-feira, em um novo endereço, na região do Farol. 

De acordo com as informações, o  equipamento público foi realocado para garantir uma estrutura mais adequada para o atendimento médico e de serviços no local.

“Com a mudança de local da unidade, buscamos garantir qualidade e conforto aos usuários cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) que utilizam o serviço e tranquilidade aos nossos servidores, que estavam inseguros em trabalhar na área, também afetada pelo risco do fenômeno geológico de afundamento causado pela mineração constatado no bairro”, afirma a secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges.

A unidade, que vinha funcionando apenas com uma equipe, vai continuar a ofertar, no novo endereço – Rua Dr. José Maria Corrêa das Neves, 146, no Farol, nas proximidades da Praça Centenário – os mesmos serviços que já vinha disponibilizando como Estratégia de Saúde da Família: consultas individuais e coletivas feitas por médico, enfermeiro e dentista; visita e atendimento domiciliar; vacinação; curativos; testes rápidos; e dispensação de medicamentos e correlatos, entre outras.

A gerente do III Distrito Sanitário de Maceió, Chrisley Messias, explica que a unidade estava incluída, a princípio, na área de monitoramento do fenômeno geológico, e teve o planejamento para sua mudança iniciado após a atualização do mapa da área afetada e passar a fazer parte da área de realocação.

Ela destaca que mesmo com a demanda de usuários reduzida por conta da saída da população do bairro, a estrutura vinha sendo mantida, até o momento, para que fosse garantida a assistência em saúde à comunidade ainda residente na área.

“A equipe perdeu grande parte da comunidade cadastrada, mas as famílias que continuam na área de abrangência da unidade permaneceram vinculadas à Estratégia de Saúde da Família e seguirão sendo atendidas no novo endereço. Porém, já demos início a um mapeamento de território para cadastrar a comunidade, em vulnerabilidade social e residente no entorno da nova estrutura, que também passará a ser beneficiada pelo atendimento e serviços da unidade”, reforça Chrisley Messias.

Para fazer a mudança, a USF São Vicente de Paula suspendeu o atendimento na semana passada e toda operação foi informada previamente aos usuários, que também receberam orientações sobre como se deslocar até o novo endereço.

*Com SMS