“Aprendizado eficiente através de uma boa nutrição”, diz profissional durante ação no Dia do Nutricionista

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Rafaela Pessoa falou das ações realizadas no evento. Fotos: Daniel Marinho/Ascom Semed

Nesta quarta-feira (31) é celebrado o Dia do Nutricionista, profissional que desempenha importantes funções dentro da rede municipal de ensino, garantindo alimentação saudável e nutrição aos mais de 55 mil estudantes. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma manhã de palestra e ações voltadas para a alimentação saudável e saúde nutricional. 

A nutricionista e coordenadora do setor de Alimentação e Nutrição Escolar, Rafaela Pessoa, falou das ações realizadas no evento. “Nós convidamos alunos do curso de Nutrição do Cesmac para verificar, peso, altura e fazer antropometria dos nossos servidores, além de dar orientações sobre uma alimentação mais balanceada. Também estamos com alguns agricultores para mostrar itens que estarão na merenda escolar este ano”, explicou.

Um desses produtores é Aude Inácio, presidente da Cooperativa COOPAF, de Joaquim Gomes, que marcou presença na celebração do Dia do Nutricionista. 

“É importante nós da agricultura familiar fazer parte de um evento como esse, de levar para esses alunos alimentos saudáveis. Sempre inovando como a carne de jaca verde que vamos incluir no cardápio,  fortalecendo a agricultura familiar e levando para a merenda escolar alimentação saudável”, disse.

Aude Inácio presidente da Cooperativa COOPAF, de Joaquim Gomes. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Aude Inácio presidente da Cooperativa COOPAF, de Joaquim Gomes. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Além da exposição de alimentos dos agricultores e produtores e dos serviços de saúde nutricional, os servidores também participaram de uma palestra sobre Nutrição Comportamental, ministrada pela nutricionista Mariana Brandão. 

“Ao longo da nossa formação aprendemos a lidar exclusivamente com os nutrientes, a olhar para os alimentos como os nutrientes que nos proporcionam. E olhamos para além disso, para o comportamento e entender a importância desse trabalho e agregar isso em todas as fases da nossa vida”, pontuou. 

Palestra ministrada por Mariana Brandão. Fotos: Karla Lima/Ascom Semed

Rafaella Pessoa falou do trabalho desenvolvido pelo nutricionista na rede. “Esse profissional tem uma importância gigantesca na alimentação escolar. Somos responsáveis por capacitar os profissionais ligados aos alunos, que servem como um elo de conhecimento entre os pais. O nutricionista também é importante na escolha dos itens do cardápio, ele atua de forma a trazer benefícios para os alunos para que ele tenha um aprendizado eficiente através de uma boa nutrição”, concluiu.

*com Ascom Semed