Colabore com o Eufemea

Arena do Empoderamento Feminino une rede de proteção às mulheres em Arapiraca a partir desta quinta (18); veja programação

Órgãos integrantes da rede de proteção à mulher em Alagoas estarão reunidos e ofertarão serviços, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), no Arapiraca Garden Shopping. Exames de saúde, rodas de conversa, exibição de vídeos e oficinas profissionalizantes são algumas das ações previstas na Arena do Empoderamento Feminino, organizada pelo Poder Judiciário.

Também haverá, a partir das 10h, o lançamento da ferramenta Ártemis, que possibilitará a mulheres vítimas de violência doméstica denunciar as agressões e solicitar medidas protetivas de forma on-line.  

A Secretaria Municipal de Saúde realiza aferição de pressão arterial, medição de glicemia e presta orientações sobre saúde bucal e Covid-19. Haverá distribuição de máscaras, encaminhamento para mamografia e testes rápidos para detectar sífilis, hepatite B, C e HIV. O Hemoal Arapiraca também participa da ação coletando sangue para doação.

A Secretaria de Assistência Social do Município promove palestras sobre os serviços do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) e realiza o cadastro único de pessoas agendadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A partir das 11h, o Senac realiza oficinas de bolo decorado, cupcakes, doces finos, canapés e brownies. A Casa de Direitos de Arapiraca, por sua vez, vai promover atividades interativas e levar equipe multidisciplinar para conversar sobre o enfrentamento à violência doméstica. 

Rodas de conversa

A partir das 15h, o Juizado da Mulher de Arapiraca, a Ordem dos Advogados (OAB/AL) e a Faculdade Cesmac promovem rodas de conversa sobre os principais tipos de violência e as formas de denunciar. Os vídeos da campanha Superar é Viver, com depoimentos de mulheres que denunciaram as agressões sofridas e venceram a violência doméstica, serão exibidos durante o evento. 

Também serão mostrados vídeos de mulheres alagoanas que se destacam em diversas áreas, como cultura, literatura, educação e esportes. A Polícia Militar vai expor no shopping uma viatura da Patrulha Maria da Penha e apresentar o trabalho do grupamento, encarregado de fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas.

Confira abaixo a programação

Quinta-feira (18)

Das 10h às 16h – Coleta de Sangue para doação (Hemocentro de Arapiraca)

Das 10h às 16h – Palestras sobre os serviços do CRAMSV e realização do Cadastro Único (para pessoas agendadas pelos CRAS)

Das 10h às 17h – Serviços de saúde (Secretaria Municipal de Saúde)

Das 11h às 13h – Oficina de bolo decorado (Senac)

Às 15h – Roda de Conversa sobre Assédio Moral e Sexual (OAB/AL Subseção Arapiraca)

Das 15h às 17h – Oficina de Cupcakes (Senac)

Das 16h às 17h – Roda de Conversa com a Patrulha Maria da Penha (PMAL)

Das 19h às 21h – Oficina de doces finos (Senac)

Das 19h30 às 20h30 – Roda de Conversa sobre mulheres empoderadas (Cesmac)

Sexta-feira (19)

Das 10h às 16h – Coleta de Sangue para doação (Hemocentro de Arapiraca)

Das 10h às 16h – Palestras sobre os serviços do CRAMSV e realização do Cadastro Único (para pessoas agendadas pelos CRAS)

Das 10h às 17h – Serviços de saúde (Secretaria Municipal de Saúde)

Das 11h às 13h – Oficina de canapés (SENAC)

Das 14h às 15h – Roda de conversa com a Patrulha Maria da Penha (PMAL)

Das 15h às 17h – Oficina de mini bolos (SENAC)

Às 16h – Roda de conversa sobre Violência Obstétrica (Comissão de Direito Médico – OAB/AL Subseção Arapiraca)

Às 18h – Roda de conversa sobre Empoderamento Feminino (OAB/AL Subseção Arapiraca)

Das 19h às 21h – Oficina de browniers (Senac)

Das 19h30 às 20h30 – Roda de conversa sobre mulheres empoderadas (Cesmac)

*com Ascom TJAL