Grupo de idosas dançou carimbó. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
O dia do Folclore foi comemorado em grande estilo pelo grupo de idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar e Cacilda Sampaio, em Maceió. O folclore brasileiro e alagoano foi celebrado com apresentações culturais, no Clube Fênix Alagoana, nessa quarta-feira (24) no bairro do Centro.
Segundo a pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina Lima, esse evento foi realizado para celebrar a cultura brasileira e alagoana e reunir idosas de outras unidades para uma momento de integração e lazer.
Os festejos contaram com participação de senhoras que se dedicaram aos folguedos alagoanos, como Dona Biu do Pandeiro, de 86 anos, e a dona Frutuosa Vasconcelos, de 93 anos, que participaram na juventude do Guerreiro das Alagoas.
Dona Biu também faz parte do grupo de idosas do Cras Área Lagunar. “Sou apaixonada pela cultura. Amo o folclore, se não fosse meu problema na perna estava dançando Guerreiro até hoje. Sou apaixonada pela cultura. E amo tocar bandeiro e o samba”, falou.
O grupo de idosos projeto Crescer – Obra Social do Cesmac fizeram uma apresentação especial de folguedos alagoanos com baianas, pastoril, chegança, Reizado e Guerreiro. Já as do Cras Cacilda Sampaio e Área Lagunar fizeram uma apresentação de Carimbó.
A Dona Dulce Cardoso Jacinto, de 85 anos, é a mais idosa do grupo de Carimbó e uma das mais animadas. “Foi um dia maravilhoso. A alegria de estar viva me faz participar de todas as atividades do Cras. Amo dançar carimbó”, disse.
*com Ascom Semas