Marglene Oliveira. Foto: Equipe CER Pam Salgadinho
Maceió permanece intensificando as ações de aleitamento materno em toda a capital, em alusão a campanha do Agosto Dourado. Diversas Unidades de Saúde têm realizado ações para compartilhar informações, tirar dúvidas e gerar acolhimento para gestantes, mães, crianças e mulheres no período puerpério.
As ações, que acontecem nos oito Distritos Sanitários, têm trazido palestras, dinâmicas explicativas, rodas de conversas, de modo a promover a saúde da mulher, do bebê e troca de experiências.
Também ocorre intensificações nos atendimentos pediátricos, obstétricos e ginecológicos para as comunidades locais, à campanha tem mobilizado à doação de leite materno, disseminando informações sobre os benefícios do leite materno, como sendo o alimento mais nutritivo e que desperta maior conectividade entre mãe e filho.
Uma dessas ações foi promovida na tarde de quinta-feira (11) pela Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) da SMS junto ao Programa de Atenção Integral da Saúde da Criança, em parceria com o Gabinete da Mulher e com o Centro de Especializado em Reabilitação (CER) do PAM Salgadinho, que realizaram uma ação acolhedora com palestra sobre a importância do aleitamento materno, técnicas de amamentação voltadas para as mães de crianças com deficiência.
Na ocasião, foram compartilhados os benefícios do leite materno, do laço entre mãe e filho na amamentação, além de destacarem as dificuldades do ato de amamentar as crianças com deficiências. Segundo os profissionais de saúde que participaram da ação, a ausência do leite, ou a impossibilidade por questões de saúde da criança na amamentação pode ter um impacto negativo no emocional das mulheres.
A coordenadora do Programa de Atenção Integral da Saúde da Criança de Maceió, Marglene Oliveira, afirmou que muitas mulheres possuem dificuldades na amamentação.
“Uma das melhores formas de alimento além do leite materno é o amor e o laço afetivo, além do ambiente familiar harmônico em prol da saúde da mãe e do bebê, falamos sempre para as mães que o ato de “Amar mentar” colabora para evolução e desenvolvimento dos filho nos tratamentos e recuperação”, enfatiza Rosário Vasconcellos, técnica do DAPD de Maceió.
Foram distribuídos presentes para as mães que participaram da ação, e oferecido um lanche coletivo. Após o evento foram intensificados os atendimentos pediátricos especializados em crianças com deficiência.
UBS Tereza Barbosa
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, também promoveu rodas de conversas ministradas por profissionais da unidade, com informações nutricionais, técnicas de amamentação com bonecos e próteses mamárias tendo por finalidade sanar as dificuldades e dúvidas que as gestantes possuem.
“Fizemos orientações pediátricas que explicaram os benefícios do leite materno para o desenvolvimento da criança e teve profissional de ginecologia para tratar as questões do puerpério – período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais de antes da gestação”, destaca Michele Gama, gerente da UBS Tereza Barbosa.
A ação contou também com oferta de sessão de fotos (book fotográfico) com finalidade de despertar autoestima nas mulheres, pinturas artísticas na barriga das gestantes, presença dos pais para deixar claro a importância da participação paterna no processo gestacional, e de pré-natal. Houve também lanche coletivo, ofertas de presentes para as participantes e intensificação dos atendimentos clínicos para as usuárias.
Durante todo o mês, esses locais vão intensificar a campanha do Agosto Dourado, com atendimentos, palestras , acolhimento e buscas ativas nas unidades para motivar e informar à população local sobre a importância da amamentação.
*com Ascom SMS