Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Pensando no brincar, nas interações e no desenvolvimento infantil das crianças, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) entregou quase duas mil bonecas e bonecos para 22 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Os brinquedos auxiliarão no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses da rede municipal de ensino.
As últimas entregas foram realizadas nesta quarta-feira (17) em cinco unidades educacionais. A Escola Municipal Pedro Café e o CMEI Mestra Virgínia, ambos no Rio Novo, receberam 75 bonecas cada.
A Escola Municipal Hermínio Cardoso, em Fernão Velho, ganhou 26 unidades, o CMEI Mestre Mario Izaldino recebeu 51. Para finalizar a distribuição, na quinta-feira (18) serão entregues 175 bonecas no Cmei Silvanio Barbosa, no Benedito Bentes.
A vice-diretora da Escola Pedro Café, Maria José, falou da felicidade de receber os brinquedos que serão importantes na construção de conhecimento das crianças.
“A gente fica feliz, né? Qualquer equipamento que chega na escola é sempre bem-vindo. E esses brinquedos vão deixar as crianças felizes, porque algumas vivem em situação de vulnerabilidade social. Então, se elas ficam felizes, a gente também fica”, revelou.
Para a diretora escolar da Hermínio Cardoso, Erli Pereira, a escola estava precisando destes brinquedos. Ela agradeceu à Prefeitura pela iniciativa.
”Essas bonecas irão beneficiar no desenvolvimento dos nossos alunos, que precisam brincar, pois é brincando que se aprende. E estávamos realmente precisando. Então, eu gostaria de agradecer ao secretário José Neto e ao prefeito JHC por essa iniciativa, colaboração com a Educação”, destacou.
Veja as unidades educacionais contempladas
Escola Municipal Olavo Bilac, que recebeu 42 bonecas
Cmei João XXII, 125 bonecas
Cmei Professor Paulo Freire, 102 bonecas
Escola Municipal Pedro Barbosa Júnior, 64 bonecas
Escola José Maria Carrascosa, 52 bonecas
Cmei Hebert de Souza, 112 bonecas
Escola Donizete Calheiros, 32 bonecas
Cmei Dulcinete Barros Alves, 104 bonecas
Cmei Tobias Granja, 156 bonecas
Cmei Casa da Amizade, 124 bonecas
Escola Manoel Pedro dos Santos, 77 bonecas
Escola Maria Carmelita Cardoso Gama, 52 bonecas
Escola Denisson de Menezes, 152 bonecas
Cmei Monsenhor Luis Barbosa, 129 bonecas
Escola Maria Cecilia Pontes Carnaúba, 42 bonecas
Cmei Martha Célia de Vasconcellos, 202 bonecas
Escola Geruza Costa Lima, 12 bonecas
Aprender com o lúdico
A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Patrícia Gomes, explica como esses equipamentos ajudarão no aprendizado das crianças da rede municipal de ensino.
“Os brinquedos são um recurso importante para interação e imaginação da criança. Tendo em vista que o brincar é uma atividade própria da criança e é por meio do lúdico que ela consegue construir sua capacidade simbólica”, disse.
A coordenadora pontuou, ainda, a importância da diversidade dos bonecos e bonecas para a construção da identidade e da autoestima no universo infantil.
“Quando a gente acrescenta brinquedos com uma representatividade para a criança, no qual ela se reconhece com suas características próprias, porque os bonecos que entregamos eles trazem características de diversidade de cor de pele, do sexo masculino e feminino. Desse modo, a gente favorece o brincar pelo brincar, a construção da identidade e fortalece a autoestima da criança”, concluiu Patrícia Gomes.
*com Ascom Semed