Colabore com o Eufemea
Advertisement

Educadoras discutem construção de projeto de vida de estudantes

Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nessa terça-feira (9), uma reunião com todos os psicólogos da rede de ensino de Maceió. O encontro teve como objetivo apresentar o programa que vai estimular o projeto de vida dos estudantes da rede municipal.

Segundo a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Juliane dos Santos Medeiros, as ações do programa preveem a realização de diversos encontros com alunos do 6ºao 9º anos, que residem em áreas de vulnerabilidade social.

“O objetivo do nosso trabalho é formar cidadãos autônomos, solidários e competentes, que busquem realizar seus sonhos. O Projeto de Vida, consiste em uma série de encontros para trabalhar questões emocionais, organizacionais e o incentivo à progressão nos estudos, preparando os estudantes para a vida profissional e adulta”, comenta.

Na fase inicial do programa, conforme explica Juliana, o Projeto de Vida irá contemplar 14 escolas e traçar o perfil emocional desses alunos através de aulas dirigidas no período de cinco meses.

“O processo de autoconhecimento do aluno é fundamental para ampliar sua relação ao futuro e torná-lo protagonista da sua história. Projetar a vida é uma forma de dar sentido à nossa existência, algo que pode ser realizado através de um processo estruturado, gradual e reflexivo. Ter um projeto de vida é refletir sobre o que se quer ser no futuro e planejar ações concretas para chegar lá”, explica.

Coordenadora Geral de Ensino Fundamental, Juliane dos Santos Medeiros. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Coordenadora Geral de Ensino Fundamental, Juliane dos Santos Medeiros. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Presente à reunião, a psicóloga da Escola Municipal João Sampaio, Kelly Pedrosa, falou da importância do momento para os alunos do Ensino Fundamental.

“Esse Projeto está vindo para nos assessorar a ser mais um instrumento de atuação do psicólogo nas escolas para trabalhar com os alunos. Nosso trabalho é despertar nesses adolescentes a possibilidade de melhores escolhas profissionais e pessoais, assim como a descoberta dos seus potenciais em termos profissionais e técnicos e fazer com que esses jovens tenham um aumento da sua autoestima e do seu empoderamento enquanto cidadão do futuro.

Psicóloga da Escola Municipal João Sampaio, Kelly Pedrosa. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Psicóloga da Escola Municipal João Sampaio, Kelly Pedrosa. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Kelly Pedrosa também falou do seu compromisso como psicóloga na Escola municipal. “Chegamos nessa escola com a proposta de fazer esse resgate da autoestima dos alunos. A gente sabe que a pandemia veio trazer como consequência essa evasão e essa desmotivação frente aos estudos. Por isso é importante que a gente tenha esse trabalho de resgate. Parabenizo essa iniciativa da Educação Municipal”.

Para a técnica da coordenadoria de Ensino Fundamental da Semed, o Programa tem como foco a questão emocional dos alunos da rede.

“O projeto visa preparar e direcionar os alunos na questão emocional. Sobre o que eles enxergam na sua realidade, qual o caminho a ser trilhado, para alcançar seus objetivos, pois, é muito difícil para esses adolescentes decidirem sobre o que querem fazer e ser no futuro, já que em sua maioria reside em áreas de carência e podem acreditar que por esses motivos não terão perspectiva de uma melhoria de vida”, explicou Cheila Vasconcelos.

Técnica da coordenadoria de ensino fundamental da Semed, Cheila Vasconcelos. Foto: arquivo/Ascom Semed
Técnica da coordenadoria de ensino fundamental da Semed, Cheila Vasconcelos. Foto: arquivo/Ascom Semed

Todo trabalho será desenvolvido pela Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, numa parceria com a Coordenadoria Geral de Programas e Projetos Educacionais, no âmbito da Diretoria de Gestão Educacional e será mediado pelo profissional de psicologia lotado na unidade escolar.

*com Ascom Semed