Grupo de idosas capoeristas participam de cerimônia de troca de cordas em Maceió

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Nesta quarta-feira (03), o grupo de Capoeiristas Formosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Pitanguinha, vai passar pela tradicional cerimônia de troca de cordas. O evento acontecerá na sede do Lar São Domingos, no bairro da Mangabeiras, em Maceió, às 9h. 

Esta é uma graduação que os alunos recebem dos mestres e é traçada pelo desempenho, disciplina e aplicação nas aulas. O grupo conta com cerca de 30 mulheres idosas, que se reúnem duas vezes na semana no espaço do Cras Pitanguinha. 

Ivanildo Antônio da Silva Santos, conhecido como mestre Besourão, está à frente do grupo desde sua fundação. É ele quem passa os ensinamentos da capoeira, cultura afro e transforma o esporte em ferramenta de inclusão e pedagógica para as mulheres do projeto.  

Mestre Besourão está a frente do grupo desde sua fundação. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Mestre Besourão está a frente do grupo desde sua fundação. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Trabalhamos aqui uma construção de identidade cultural, melhoria de autoestima, contra o sedentarismo, levando essas mulheres ao protagonismo e promovendo a ressocialização delas, essa é a maior contribuição da capoeira, como instrumento social e pedagógico”, declarou mestre Besourão. 

O Centro de Referência de Assistência Social, Cras Pitanguinha, fica na Rua Cônego Tobias, S/N, no bairro Pitanguinha. Para mais informações sobre essas e outras atividades é só ligar para o (82) 3312-5955. 

*com Ascom Semas