Diretora de Recursos Humanos da Semas, Gabrielle Claudino. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Nessa segunda-feira (1º), a nova ação do projeto Dentista na Comunidade atendeu Cecília, seu esposo Argenis Marcano e dois dos três filhos pequenos – de 4 e 2 anos –, que foram beneficiados com a avaliação bucal, escovação, pequenas restaurações e encaminhamento para extração.
De acordo com a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias, para vencer a barreira da comunicação, a gerência recorreu aos representantes do grupo indígena e reproduziu cartazes com as palavras do dialeto da etnia Warao, com a finalidade de identificar objetos e partes da cavidade oral para fazer toda orientação necessária.
“Foi uma forma que encontramos de fazer com que eles se sentissem confortáveis, acolhidos. Com a mudança de país, essas famílias também tiveram sua alimentação afetada, com o aumento do consumo de açúcar. Somado ao hábito do fumo, comum em comunidades indígenas, isso acabou levando ao aparecimento de agravos como cáries e outros problemas que interferiram na saúde e higiene bucal do grupo, que estão sendo tratados agora”, ressalta Ducy Lily.
Ainda com um pouco de dificuldade em falar o português, mesmo estando no país desde 2019, Argenis disse ter achado muito boa a oportunidade. “Muitas pessoas do nosso grupo já precisavam desse acompanhamento, que já era bastante difícil no nosso país. Isso vai ser muito bom pra nós”, disse.
A ação, realizada pela Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como objetivo ofertar a assistência em saúde bucal para a população indígena da etnia Warao, oriunda da Venezuela e atualmente residente na antiga Casa de Passagem Familiar, na Ladeira da Catedral.
O grupo beneficiado na ação – realizada pela unidade móvel da Saúde Bucal, no estacionamento da SMS, por uma equipe com dentista, técnico em higiene bucal e atendente de consultório dentário – também foi acompanhado pela equipe do Consultório na Rua, que leva assistência em saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade e vem atuando junto aos indígenas venezuelanos desde março de 2020.
“Temos atuado junto a esse grupo desde março de 2020, no encaminhamento para consultas e exames, atendimentos de enfermagem, vacinação de crianças e adultos, testagem rápida para IST e Covid-19 e no encaminhamento de casos agudos”, reforçou o enfermeiro Cayo Emmanuel, da equipe 5, da área do Jacintinho.
Para a Diretora de Recursos Humanos da Semas, Gabrielle Claudino, a ação é de grande importância porque reflete o cuidado que o Município tem tido com todos os cidadãos, especialmente com aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A ação segue até a próxima sexta-feira (5), pela manhã e à tarde, no estacionamento da SMS. No local, estão sendo disponibilizados os serviços de exodontia (extração) e restauração; raspagem de tártaro; profilaxia (limpeza); aplicação de flúor; escovação; tratamento a traumático; exame para detectar câncer de boca; atividades educativas para a população e encaminhamento para especialidades em Unidades de Saúde, caso necessário.
*com Ascom SMS