Colabore com o Eufemea
Advertisement

Maceió promove mutirão de eletrocardiogramas em unidade de saúde no Vergel: “reduzir fila de espera”, diz secretária

Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde colocou em prática uma ação para facilitar o acesso dos usuários a um dos serviços mais requisitados na rede pública de saúde. A iniciativa foi um grande mutirão de eletrocardiogramas, realizado na Unidade de Referência em Saúde (URS) Roland Simon, localizada no Vergel do Lago, em Maceió.

“Com o mutirão, estamos levando o serviço diretamente às unidades, chegando o mais próximo possível dos nossos usuários para garantir a assistência que o maceioense precisa nessa área. É um dos objetivos da gestão municipal reduzir o quantitativo desses exames na fila de espera do sistema de regulação do Município”, ressaltou a secretária Célia Fernandes.

Na ação, foram disponibilizados 200 atendimentos para o exame, que mede a frequência dos batimentos cardíacos e também identifica problemas do coração, como arritmias e até infarto. O procedimento – realizado por duas equipes da clínica Centro Médico Alagoas – é uma das demandas mais frequentes na URS Roland Simon e demais 78 unidades de saúde do município.

“O eletrocardiograma é um exame fundamental. Além de ser utilizado como pré-operatório, também é solicitado para fechar diagnósticos da cardiologia, mas às vezes demora para ser agendado pela regulação e, em alguns casos, as pessoas dependem dele para fazer uma cirurgia. Foi muito bom ter essa ação aqui na unidade”, afirmou a gerente administrativa Daniella Francelino.

Ação mobilizou usuários da URS Roland Simon. Foto: Divulgação
Ação mobilizou usuários da URS Roland Simon. Foto: Divulgação

Para a dona de casa Irailda Maria da Silva, a ação não poderia ter vindo em momento melhor. Ela, que enfrenta sempre grande dificuldade para levar o irmão – hipertenso e deficiente visual – para consultas e exames médicos, ficou satisfeita em realizar o procedimento de forma rápida e perto de casa.

“Em anos anteriores, levei ele até para fazer o exame em clínica particular, mas agora, é a clínica que está vindo aqui. Estou bem satisfeita com isso”, destacou a dona de casa.

O aposentado Mauro Bonfim, de 56 anos, esperou pacientemente na fila para realizar seu eletrocardiograma, exame que ele aguardava há quase um ano para ser marcado pelo sistema de regulação. Ele, que é hipertenso, estava aliviado com a oportunidade, pois já se sentia bastante assustado com um recorrente incômodo no peito.

“Quando o pessoal da unidade informou sobre o mutirão, me organizei logo para não deixar passar essa oportunidade”, disse ele.

Sr. Mauro Bonfim, aproveitando a oportunidade para fazer seu exame. Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS
Sr. Mauro Bonfim, aproveitando a oportunidade para fazer seu exame. Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS

O mutirão de eletrocardiogramas tem sido realizado nas unidades que apresentam os maiores índices de solicitações para esse procedimento. Além da URS Roland Simon, a ação já beneficiou usuários das unidades Ib Gatto Falcão (Tabuleiro), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), São Vicente de Paula (Farol) e Dr. Antônio de Pádua (Petrópolis).

*com Ascom SMS