Colabore com o Eufemea

“O secretário escolar é a alma da escola”, diz secretária em formação continuada

A Secretaria Municipal de Educação deu início, nesta segunda-feira (29), na Formação Continuada Secretaria Escolar em Ação, que busca fortalecer a gestão escolar na rede municipal de ensino de Maceió.

Durante o curso, os secretários escolares, apoio administrativo, coordenadores pedagógicos e gestores passarão por atualização em várias áreas. Na abertura da formação, os servidores participaram de palestras voltadas para o fortalecimento da gestão da escola dentro da rede, ministradas pela professora doutora Marly Vidinha e pela secretária escolar da Escola Municipal Kátia Assunção, Alyne Cristine Tarcitone.

Ana Amélia Vilela, Alyne Cristine Tarcitone e Marly Vidinha. Fotos: Daniel Marinho/Ascom Semed

A  formação vai até dezembro com encontros mensais, como explica a coordenadora geral de Normas e Legislação da Semed, Ana Amélia Vilela. 

“Até dezembro nós vamos trabalhar com eles o sistema, como funciona, qual a diferença entre sistema e rede. Depois vamos trabalhar com a função e ética do secretário escolar, arquivamento de documentos e outro ponto importante que é a regularização da vida escolar dos alunos. Tudo isso à luz da Legislação Escolar”, explicou.

Renata Silva falou da importância de momentos como este para os secretários escolares. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Renata Silva falou da importância de momentos como este para os secretários escolares. Foto: Karla Lima/Ascom Semed

Renata Silva Neves é secretária da Escola Municipal Cesar Augusto, do Santos Dumont, há 15 anos. Para ela, momentos como este são enriquecedores para os profissionais. “É importante estarmos sempre nos atualizando, porque sempre tem mudanças na Legislação, portarias novas, principalmente depois da pandemia que praticamente tudo mudou”, afirmou.

Conforme Ana Amélia Vilela, a formação busca também valorizar o trabalho do secretário escolar que é fundamental no ambiente educacional. 

“Fazer um histórico escolar, uma declaração não é simples assim. Nós temos que analisar toda a documentação do estudante e a Legislação. São peças de um quebra-cabeça que vamos encaixando para resolver aquela vida. Não são apenas documentos frios, ali estão contidos sonhos de um estudante que batalhou a vida toda”, destacou. 

Emília Caldas e Tânia Almeida durante o evento. Fotos: Fotos Daniel Marinho/Ascom Semed

A secretária-adjunta e professora, Emília Caldas, junto com a diretora de gestão escolar, Tânia Almeida, marcaram presença na abertura da formação. Emília Caldas aproveitou o momento para destacar a importância do secretário escolar e parabenizou a todos. 

“Para mim é uma alegria ver o auditório repleto de pessoas que têm o papel tão importante na gestão das escolas. Algumas pessoas acham que é apenas preenchimento de papéis, um trabalho burocrático, mas o secretário escolar é a alma da escola”, disse a secretária-adjunta.