Colabore com o Eufemea

Saúde encerra atividades alusivas ao Agosto Dourado em Maceió

Foto: USF São Francisco de Paula

Atividades de incentivo à amamentação marcaram o encerramento da campanha Agosto Dourado em duas unidades de saúde de Maceió. As ações foram destinadas a gestantes e puérperas assistidas nos locais e contaram com palestras educativas, dinâmicas com foco no aleitamento exclusivo até os seis meses de vida, pintura gestacional, ensaio fotográfico, entrega de brindes, entre outras.

A Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula, em Cruz das Almas, se vestiu de dourado para receber as gestantes e falar sobre a importância do aleitamento materno. No encerramento da campanha, houve roda de conversa sobre o tema, dinâmica de mitos ou verdades para sanar dúvidas das participantes, sorteio de brindes, ensaio fotográfico das gestantes,  pintura gestacional e coffee break.

Atividades marcaram campanha do Agosto Dourado. Fotos: USF São Francisco de Paula

Já a Unidade de Saúde Dr. João Macário de Omena Filho, no Santos Dumont, aproveitou a campanha para iniciar o grupo de gestantes atendidas no local que irá funcionar uma vez por semana.

Os profissionais realizaram sala de espera para reforçar a relevância do aleitamento materno e iniciaram a campanha de coleta de leite humano para destinação ao banco de leite do Município. Também houve entrega de certificado às gestantes da unidade que frequentam o pré-natal com assiduidade.

Famílias participam das atividades do Agosto Dourado. Fotos: Unidade de Saúde Dr. João Macário de Omena Filho

A campanha

O Agosto Dourado é uma mobilização mundial dedicada ao incentivo à amamentação. A cor ressalta o padrão ouro de qualidade do leite humano, considerado componente essencial ao desenvolvimento saudável dos bebês.

“A campanha intensifica e dá visibilidade às ações regulares da atenção básica, que tem nas unidades de saúde a porta de entrada para esse atendimento, pois seguimos o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, no estímulo permanente ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, podendo ser estendido, junto à introdução de outros alimentos, até os 2 anos de idade da criança”, informa a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira.

Marglene Oliveira é coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Ascom SMS
Marglene Oliveira é coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, assinou no ano passado, o decreto instituindo o Agosto Dourado na capital. Sendo um marco nas políticas públicas para as mulheres, o objetivo da iniciativa foi promover programas e ações voltadas à garantia e direito das mulheres lactantes e crianças no Município.

*com Ascom SMS