Colabore com o Eufemea

Secretária Sônia Moura apresenta relatório sobre prestação de contas à Câmara de Vereadores de Maceió

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram, na tarde desta segunda-feira (23), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Maceió para prestação de contas referente aos indicadores de saúde do 3º quadrimestre de 2021 e 1º quadrimestre de 2022. A audiência foi presidida pelo vereador Walmir Melo, integrante da Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara.

A secretária-adjunta de Governança da SMS, Sônia Moura, apresentou a prestação de contas aos vereadores e representantes da sociedade civil, destacando os principais avanços alcançados pela gestão em cada período.

“No 3º quadrimestre de 2021, podemos destacar no eixo ‘Saúde com qualidade, acesso e expansão dos serviços’, a implementação da Rede Cegonha, com 100% das metas cumpridas, 87% das metas de fortalecimento e modernização da promoção e vigilância em saúde e 75% do aprimoramento da atenção especializada ambulatorial e hospitalar”, destaca.

O relatório referente ao quadrimestre é um importante instrumento de monitoramento e acompanhamento das políticas de saúde, contendo o montante de recursos aplicados no período em cada área técnica, as auditorias realizadas nos serviços de saúde conveniados e a execução da programação anual de saúde.

Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS
Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS

Durante a apresentação também tiveram destaque as ações voltadas para a Atenção Básica implementadas nesse período, como o início da extensão dos horários de funcionamento de Unidades de Saúde que passaram a funcionar com o modelo de Corujão, o monitoramento da assistência prestada às gestantes, implantação da rede de cuidado e fluxo de saúde mental em 22 unidades de saúde, entrega de 100% dos medicamentos e insumos do programa Remédio em Casa para pacientes atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), entre outros.

Já em relação as ações realizadas no 1º quadrimestre de 2022, foram destacadas durante a audiência, a capacitação de profissionais da Atenção Básica, a realização da 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, ações da Vigilância em Zoonoses para recolhimento de animais em vias públicas e as constantes capacitações da Vigilância Sanitária para diversos setores produtivos de Maceió.

Ao final da audiência, foi facultada a palavra ao público para que fossem feitas perguntas aos membros da mesa com o intuito de sanar dúvidas e para que sejam pensadas estratégias para melhorar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde.

*com Ascom SMS