Colabore com o Eufemea
Advertisement

Serviço de Atenção à Saúde do Servidor promove capacitação sobre Auriculoterapia

O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) da Secretaria de Saúde de Maceió realizou, nesta segunda (15) e terça-feira (16), uma capacitação sobre Auriculoterapia, técnica que faz parte do elenco de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

O curso ocorreu no auditório do II Centro de Saúde Dr. Diógenes Juca Bernardes, localizado no bairro Poço, e foi destinado aos profissionais de saúde do Município.

A profissional de educação física da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) do Município, Juliana Maia, conduziu a capacitação e falou sobre a técnica e seus benefícios. 

“A auriculoterapia é uma técnica derivada da Acupuntura – um ramo da medicina tradicional chinesa –  que chamamos de reflexologia, pois entende-se que nosso pavilhão auricular abrange um microssistema que é inervado e possui pontos, reflexos que atuam em partes do corpo onde há dor e inflamação”, explicou. 

Além de ser uma técnica que beneficia os usuários das unidades de saúde, a profissional ainda ressaltou que a auriculoterapia é uma técnica que também é voltada aos próprios servidores dessas unidades.

“Essa técnica é aplicada tanto na Atenção Primária como na Média e Alta Complexidade. Por isso, nosso intuito é capacitar o maior número de profissionais para que utilizem essa prática não só nos usuários da unidade, mas também entre os próprios servidores, proporcionando o cuidado a quem cuida”, complementou.

Como ter acesso ao serviço?

O serviço é de portas abertas. Basta o servidor se dirigir à sala do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), na sala 213, para fazer o cadastro e ver os horários disponíveis. Com esse cadastro, além do serviço de auriculoterapia, o servidor pode ter um acompanhamento de forma integral de suas condições de saúde.

Sobre o SASS

O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) de Maceió tem o objetivo de planejar, coordenar e controlar ações de promoção, prevenção, acompanhamento, diagnóstico, tratamento, reabilitação e readaptação dos servidores do Município. 

O trabalho desenvolvido pelo SASS é multidisciplinar e conta com profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia, biomedicina, educação física e assistência social. Além dos programas oferecidos (acolhimento biopsicossocial, avaliação antropométrica, ginástica laboral, avaliação ergonômica e outros), o setor também oferece aferição de pressão arterial, medição da glicose e sessões de relaxamento com massoterapia e música.

*Com Ascom SMS