Artesã alagoana conquista prêmio TOP 100 de artesanato brasileiro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A lista de vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato  já foi divulgada e a artesã Laudinete dos Santos, de Porto de Pedras, está entre as selecionadas. A quinta edição da premiação recebeu a inscrição de 1.208 artesãos de todas as regiões do país. Os 100 escolhidos ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 5ª Edição, que se torna um diferencial no mercado.

O prêmio inclui ainda a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações das premiadas e de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae. De 17 a 19 de novembro, haverá a cerimônia de premiação no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, com rodada de negócios e uma exposição de obras dos premiados.

A iniciativa, do Sebrae e do CRAB, visa identificar as melhores práticas no artesanato para transformar em referência as 100 unidades mais competitivas, que passam por um processo de melhoria contínua. O prêmio foi aberto para pequenas e microempresas, cooperativas, associações e microempreendedores individuais (MEI) que produzem e comercializam os produtos artesanais. Grupos de produção artesanal não formalizados também puderam participar com o CNPJ de um de seus integrantes.

As etapas de seleção se basearam em oito critérios de avaliação: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação. A fase final foi decidida por cinco juradas com notório saber nas áreas de comercialização para o mercado artesanal, turismo, empreendedorismo, artesanato e cultura brasileira, em reunião no CRAB no último dia 15.

O Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato é a mais importante ação que teve por objetivo identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil. Desde sua primeira edição, em 2006, procurou premiar as unidades de produção artesanal não somente pela qualidade dos seus produtos, mas também por suas práticas de gestão. Até então a maioria das iniciativas realizadas pelas instituições que trabalhavam com o artesanato concentravam seus esforços na pessoa do artesão ou de seu produto. Isso demonstrou não ser suficiente, pois ter bom produto não significa necessariamente uma oportunidade de negócio. O mercado havia ficado mais exigente, buscando, além de um produto diferente e de qualidade, uma estrutura organizada capaz de garantir preços e prazos de entrega, respeito ao meio ambiente, vínculos com a cultura de origem e responsabilidade social.

Assim, a partir destas novas preocupações e exigências surge a proposta de criação de um prêmio trienal para as cem melhores unidades de produção artesanal brasileiras, que fosse ao mesmo tempo uma ferramenta de diagnóstico e prescrição de requisitos positivos que uma empresa artesanal deve possuir. A cada edição do prêmio dobrava-se o número de inscrições, consolidando-o como a mais importante e pioneira ação direcionada a identificar e promover as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil, com ênfase na qualidade dos produtos e nas práticas de gestão.
O Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato é a mais importante ação que tem por objetivo identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil.

Desde sua primeira edição, realizada em 2006, o TOP 100 tem sido considerado uma iniciativa de sucesso do Sebrae com um crescente numero de inscritos em cada edição do prêmio.

Em sua quinta edição, procura premiar as unidades de produção artesanal não somente pela qualidade de seus produtos, mas também por suas práticas de gestão.

*Com Assessoria