Foto: Ascom Sudes
Desde a última semana, educadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estavam atuando no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço, em Maceió, na transformação de um antigo ponto de lixo da região em um local mais sustentável. Nesta quarta-feira (21), a atividade foi concluída com a arborização da área em parceria com as crianças da Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa.
Os alunos realizaram o plantio de mudas ornamentais da espécie Espada de São Jorge e cinco árvores nativas em pneus reutilizados como caqueiras. Além disso, os próprios educadores fizeram uma pintura no muro da região, melhorando a aparência e transformando a área em um cenário para fotos.
De acordo com Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, a atividade tinha o objetivo de ensinar as crianças sobre as árvores e como preservá-las.
Carlos Eduardo, gerente de zeladoria do município, que atua fazendo a ponte entre a comunidade do Vale do Reginaldo e a Prefeitura, revela que o local se encontrava em situação crítica.
“Esse local era cheio de lixo, urubus e muitos porcos. Ainda servia de ponto para uso de droga e todo tipo de coisa ruim. A população precisava desse espaço e hoje, além da comunidade, as crianças da escola estão ajudando a deixar o lugar bonito, organizado e prometeram manter e cuidar das plantas”, revelou.
Diogo Weslley, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, diz que o aprendizado adquirido com os profissionais da Sudes será levado para sempre. “Foi muito legal poder plantar com meus colegas e aprender sobre as árvores e como cuidar delas. A gente gostou muito da pracinha e vamos sempre vir botar água nas plantinhas e brincar nos brinquedos”, contou o menino.
A diretora de arborização e áreas verdes da Sudes, Karine Gabriela, explica que a ideia foi comemorar o o Dia da Árvore, ofertando o plantio de mudas para as crianças.
“É uma data muito importante, pois tem como foco a conscientização das pessoas sobre a importância desse recurso natural tão valioso para todos e do porquê preservá-lo. As árvores estão em nosso cotidiano nos trazendo benefícios: aumentam a umidade do ar, amenizando a temperatura, também produzem oxigênio essencial para nós, fornecem sombra, servem de abrigo para animais e tem as que nos fornecem alimentos. Portanto, são essenciais para a sobrevivência do ser humano”, afirma.
Anteriormente, a Sudes retirava, semanalmente, cerca de 10 toneladas de lixo do local. Além disso, a área era ponto de encontro para a venda de drogas e criadouro de porcos. Agora, as crianças da região podem usufruir de uma área de lazer arborizada e com brinquedos disponíveis para que fiquem longe dos perigos presenciados.
*com Ascom Sudes