Dia do Funcionário Municipal: servidoras da Educação falam sobre a importância do papel realizado na rede

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O Dia do Funcionário Municipal é celebrado nesta terça-feira (20) em Maceió e em outras cidades brasileiras. É uma data comemorativa que simboliza a valorização do servidor público e uma homenageia personalidades que trabalham em prol do progresso da nossa sociedade.

O dia também ressalta a importância de profissionais da rede de ensino como faxineiros, professores, psicólogos, técnicos, auxiliares de sala, entre outros.

Walkíria Ramalho atua na Semed como profissional de Educação Física e atualmente trabalha como técnica do setor de Projetos e Programas Suplementares. Foto: Ascom Semed
Walkíria Ramalho atua na Semed como profissional de Educação Física e atualmente trabalha como técnica do setor de Projetos e Programas Suplementares. Foto: Ascom Semed

Na Secretaria Municipal de Educação (Semed) há, aproximadamente, seis mil servidores ativos. Deste total, 5.235 são efetivos, 52 comissionados e 472 contratados por meio de Processos Seletivos Simplificado (PSS). Atuam também 700 estagiários que auxiliam na sede da secretaria e aos professores na sala de aula.

Uma dessas funcionárias é a Jeane Mendonça, técnica pedagógica da Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais da Semed. Ela acredita que os frutos do seu trabalho e dos demais envolvidos com projetos nas escolas são os baixos índices de evasão.

“A gente observa o resultado do nosso trabalho pelos índices de evasão, de repetência, porque uma escola com projetos e programas é uma escola beneficiada. Além disso, beneficia a população. É para isso que a gente trabalha: para minimizar o impacto da evasão escolar no município de Maceió”, disse Jeane.

Há 20 anos, Wakíria Ramalho atua na Semed como profissional de Educação Física. Atualmente ela trabalha como técnica no setor de Projetos e Programas Suplementares também da Semed.

Walkíria contou que se sente bem quando atende bem a comunidade. “Aqui estamos para servir. A consciência do servidor público é de que estamos para atender a comunidade e atender bem”.

Ana Beatriz é nutricionista da Semed. Foto: Ascom Semed
Ana Beatriz é nutricionista da Semed. Foto: Ascom Semed

A nutricionista Ana Beatriz também é uma das servidoras da Semed. Para ela, um papel importante que o setor desempenha é levar a alimentação adequada para toda a comunidade escolar.

“Além do nosso papel como elaboradora do cardápio, tem também toda a função biopsicosocial que está envolvida nesta alimentação, que é servida na escola. A nossa principal atribuição dentro da secretaria é fornecer alimentos seguros e saudáveis para toda a comunidade escolar. O impacto maior é o rendimento desses alunos. O aluno bem alimentado, bem nutrido, consegue assimilar melhor o conteúdo da escola”, declarou a nutricionista.

Nadja de Oliveira atua na Biblioteca Carlos Moliterno, na Semed. Foto: Ascom Semed
Nadja de Oliveira atua na Biblioteca Carlos Moliterno, na Semed. Foto: Ascom Semed

Outra servidora que realiza um trabalho visando o aprendizado e o incentivo à leitura na rede é a Nadja de Oliveira. Técnica da biblioteca Carlos Moliterno, Nadja também contribui com a Biblioteca Móvel, que é um projeto levado até comunidades escolares em regiões em situação de vulnerabilidade de Maceió.

“Fazemos um trabalho voltado para a leitura dos funcionários da sede e para as crianças da rede. É gratificante levar esses projetos para quem mais precisa”, disse Nadja.

*Com Semed