Colabore com o Eufemea

Escolas municipais vão utilizar plataforma para combater evasão: “acompanhamento mais eficiente”, diz coordenadora

Foto: Arquivo Semed

Combater a evasão escolar é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). Por isso, a pasta vai utilizar nas escolas da rede pública municipal de ensino o programa Busca Ativa Escolar, uma plataforma que possui a capacidade de monitorar os alunos que não estão comparecendo às aulas.

O programa, desenvolvido pela União Nacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), envolve uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que serão disponibilizadas gratuitamente para as escolas. A maior pretensão da plataforma é auxiliar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora das escolas.

A Busca Ativa Escolar promove uma comunicação entre as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e planejamento, para articulação da forma ideal de lidar com os casos de evasão. Todo o processo do programa é feito pela plataforma tecnológica, que funciona como um grande banco de dados.

A coordenadora de programas e projetos educacionais, Katia Lessa. Foto: Clara Canuto.
A coordenadora de programas e projetos educacionais, Katia Lessa. Foto: Clara Canuto.

Além de projeto, a coordenadora de programas e projetos educacionais, Katia Lessa, explicou que a busca ativa também é política pública, já que vai auxiliar na garantia de educação para as crianças e adolescentes.

“A plataforma é fundamental, porque vai ajudar os profissionais a terem evidências. O acompanhamento dos alunos infrequentes já acontecia através do projeto presença, com os assistentes sociais das escolas, mas os dados ficavam nas próprias instituições. Com o busca ativa, o acompanhamento vai ser mais eficiente, porque todas as informações estarão armazenadas nos bancos de dados”, informou.

*com Ascom Semed