Desde 2015, o mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção de suicídios através de movimentos de conscientização sobre o tema. Em Maceió, diversas ações serão realizadas ao longo do mês, entre elas, o I Manifesto à Vida, que acontece neste sábado (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Idealizado pelo Instituto Esperança para Todos, e realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (Fmac), o evento tem como tema “Eu sou o meu próprio sol”, e tem início a partir das 14h, no Estacionamento do Jaraguá. Contará com números musicais, oficinas de reiki, yoga, massagem, biodança, numerologia, tarô, atendimento e informações de complemento para a melhoria da saúde mental e muito mais.
Kelly Lopes, uma das idealizadoras do projeto, conta que o objetivo da ação é mobilizar a população para direcionar o olhar para o outro com empatia e solidariedade, utilizando como incentivo a cultura.
“A cultura é arte, podendo também ser implementada em diversos setores como a saúde para prevenir e tratar doenças, trazer vitalidade para indivíduos que estão passando por tratamentos dolorosos. Nesse sentido, realizaremos o I Manifesto a Vida usando a arte para transmitir uma mensagem em favor da vida”, enfatiza.
Confira a programação completa:
Tendas Relaxantes – 14h
Oficina de Reiki
Oficina de Massagem
Oficina de Yoga
Oficina de Biodança
Oficina de Numerologia
Oficina de Tarô
Oficina de acupuntura
Palavra da Presidente do Instituto Esperança para todos – 17h
A Voz em forma de palavras da Presidente,
do Instituto Esperança para Todos, Kely Lopes
Tributo à Manu Omena – 17h30
Apresentação: Joanisio Omena
Retratando a Concessão do Programa
MANU OMENA
Lançamento da Música do Manifesto a Vida e atrações musicais – 17h45
Bandas convidadas
Orquestra – 18h
Orquestra Filarmônica de Alagoas
Regência: Maestro Luiz Martins
*com Ascom Fmac