Colabore com o Eufemea

Ouvidora do SUS comemora premiação por alto grau de resolutividade de demandas

Por seu desempenho de excelência, a Ouvidoria do SUS de Maceió recebeu uma premiação no I Encontro de Redes de Ouvidorias de Maceió, promovido pela Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI).

O evento ocorreu nessa segunda-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e teve o objetivo de discutir, fortalecer e aprimorar o Sistema de Ouvidoria na Prefeitura de Maceió.

Josiene Moreira, Ouvidora do SUS, comemora a conquista da Secretaria Municipal de Saúde.

“Não é fácil ganhar credibilidade e nem reconhecimento interno e externo, mas com muito trabalho, nós conquistamos e esse prêmio é a colheita do que plantamos ao longo desses 17 anos de existência da nossa Ouvidoria, que a cada dia nos traz experiências e aprendizados que nos permitem oferecer um serviço cada vez melhor aos usuários”, comemora.

“Entre os critérios analisados para a concessão desse prêmio para nós foi o alto grau de resolutividade das demandas e respostas dadas aos usuários. A Ouvidoria do SUS se destacou muito nesse sentido, com percentuais muito altos entre os usuários que nos avaliaram e isso é muito gratificando para nós, pois estamos no caminho certo”, completa Josiene Moreira, Ouvidora do SUS.

Os dados avaliados para a concessão da premiação foi 2021 e 2022. Além da SMS, a Ouvidoria da SIMA também foi contemplada com a premiação para servidores integrantes das ouvidorias setoriais com melhor desempenho e recebeu um troféu como reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor público.

Outras premiações

Essa não é a primeira vez que a Ouvidoria do SUS é premiada. Em julho deste ano, o órgão recebeu o certificado de participação no processo de Acreditação Institucional das Ouvidorias do SUS, realizado por meio de uma parceria da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Essa é a segunda premiação recebida pela Ouvidoria este ano. Foto: Ascom SMS
Essa é a segunda premiação recebida pela Ouvidoria este ano. Foto: Ascom SMS

O reconhecimento dado pelo Certificado de Acreditação visa integrar as ouvidorias num sistema de alto padrão de qualidade por ser referência em desempenho e resolutividade. A cerimônia oficial de entrega do selo, próxima etapa desse processo, está planejada para acontecer no Rio de Janeiro com a participação de representantes de todas as ouvidorias do SUS.

*Com SMS