PAM Salgadinho passa a ofertar inserção de DIU para mulheres em Maceió

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Foto: Ascom SMS

O PAM Salgadinho, unidade de saúde de média complexidade, começou a ofertar mais um serviço de saúde à população. Desde sábado (17), a unidade está disponibilizando às usuárias a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) –  método contraceptivo reversível e de longa duração.

Para a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a inserção de DIU no PAM Salgadinho representa mais uma conquista na saúde pública. 

“Estamos felizes por mais essa conquista na Saúde de Maceió. O DIU é uma grande ferramenta de prevenção à gravidez, mas também vai além disso, ele visa o planejamento familiar e o controle da taxa de natalidade. Em Maceió, algumas unidades de saúde já oferecem esse método contraceptivo e, agora, o PAM Salgadinho também está contemplando mulheres que desejam realizar a implantação do DIU”, afirmou.

Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, destacou prevenção à gravidez. Foto: Ascom SMS
Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, destacou prevenção à gravidez. Foto: Ascom SMS

A diretora administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare, destacou quais são os procedimentos necessários para que as usuárias da unidade possam realizar a colocação do método anticoncepcional.

“Para poder ser contemplada com o DIU, a usuária precisa passar por uma consulta prévia com a ginecologista. Ela pode vir até o PAM Salgadinho e entrar em contato com a direção para que possamos marcar o dia dessa consulta. Na consulta, a ginecologista passará para a paciente alguns exames de sangue pré-operatórios. Se estiver tudo certo, a médica já marca a data da cirurgia. O DIU é colocado aqui mesmo no PAM e o processo é bem rápido”, explicou.  

Diretora-administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare, ressaltou consulta prévia com ginecologista. Foto: Ascom SMS
Diretora-administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare, ressaltou consulta prévia com ginecologista. Foto: Ascom SMS

A usuária Gabriela Beatriz Pontes, 20 anos, foi a primeira mulher a realizar a consulta com a ginecologista para a inserção do DIU no PAM Salgadinho. Ela, que já tem uma filha de 1 ano de idade, se diz realizada em poder prevenir outra gravidez com a colocação do DIU. 

“É algo muito importante para nós, mulheres, que queremos evitar uma gravidez indesejada. Fico muito feliz por ser a primeira mulher a colocar o DIU aqui no PAM Salgadinho. Só tenho que agradecer a secretária Célia e toda a equipe por me acolher nesse dia tão especial. Estou me sentindo muito feliz e realizada por esta conquista”, comentou.

Além do PAM Salgadinho, a Prefeitura de Maceió disponibiliza a inserção de DIU nas Unidades de Referência de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).

Para realizar o procedimento em uma dessas unidades, é necessário marcar uma consulta com a ginecologista, que irá avaliar e solicitar os exames para realizar a cirurgia.

*com Ascom SMS